É comum traçar metas para os próximos meses durante a virada de um ano para outro, são as famosas resoluções de ano novo. Também é normal que a maioria das pessoas se proponha a chegar ao equilíbrio da vida financeira e se manter nele.
Mas será que é tão fácil assim? Com dedicação, persistência e, acima de tudo, disciplina, esse não é um trabalho impossível.
Confira algumas dicas que listamos.
1. Identifique suas receitas e despesas
O primeiro passo é organizar a casa, por isso, comece colocando na ponta do lápis todas as suas receitas e despesas. Você pode fazer isso à mão, numa planilha de computador ou usar os diversos apps de notas do seu celular.
O importante é definir com clareza os gastos fixos, os gastos variáveis e prever um valor para gastos extraordinários, como a compra de remédios, por exemplo.
Os fixos são as despesas que não mudam (telefone, aluguel, internet e etc), e as variáveis são valores que podem mudar de acordo com razões externas (passeios, mercado, novas compras).
Com esse controle, é possível identificar de onde vem e para onde vai cada centavo do seu dinheiro e tomar decisões para decidir o que pode ser evitado, cortado e o que precisa ser mantido.
2. Pague as contas em dia e negocie
Os antigos diziam que dinheiro na mão não para quieto, e isso é uma verdade até hoje. Por isso, o segundo passo é reservar um tempo do seu dia de pagamento para quitar os seus boletos. Os juros de atraso podem fazer toda a diferença no final das contas.
Para quem está endividado, a chave para a saída é renegociar suas dívidas. Entre em contato com as instituições e proponha um acordo que você consiga honrar nos próximos meses.
3. Repense seus gastos
Existem pequenos gastos que parecem inofensivos, mas que podem ser o motivo da sua ansiedade do final do mês se forem repetidos todos os dias. Todos os almoços, idas ao barzinho e roupas costumam resultar numa bola de neve quando são somados.
Por isso, é preciso maturidade financeira para repensar e escolher os seus gastos. E se for algo indispensável, busque por programas de pontos ou descontos à vista, além de pesquisar em várias lojas antes de comprar..
4. Planeje compras importantes
O planejamento é a chave do sucesso em muitas áreas. Se você deseja poupar dinheiro, ele é seu melhor amigo.
Na hora de fazer compras importantes, como um carro, um apartamento ou uma viagem é legal se planejar por alguns meses ou anos antes.
5. Tenha uma reserva para emergências
A sua vida financeira pode parecer um pronto socorro, mas ainda existem emergências mais graves que surgem do nada e precisam furar a fila. Por isso, utilize todas as outras dicas e comece uma reserva para imprevistos.
Afinal de contas, nunca se sabe quando alguém vai perder o emprego, precisar de um computador novo ou bater um carro.
Comece aos poucos, guardando o que sobrar, e depois defina um valor fixo para ser poupado neste fundo especial.
6. Se sobrar dinheiro, invista
Investir não é tão difícil quanto parece. Pode começar usando o dinheiro que sobrou e ir aumentando a quantidade com o passar do tempo, além de falar com especialistas para saber como fazer isso sem perder dinheiro.
Pode começar com a boa e velha poupança ou investir em ações do mercado financeiro, existem diversas opções disponíveis. E, quem sabe essa não seja a solução para manter sua vida financeira sempre nos eixos?