Finanças pessoais

Comece definitivamente a organizar suas finanças em 2023

O ano de 2023 está chegando e, com ele, novos projetos e sonhos surgem para todos. O início de um ciclo é sempre um bom motivo para se traçar novas metas, inclusive metas relacionadas à gestão financeira pessoal.

Com os investimentos cada vez mais acessíveis no mercado, muitas pessoas têm optado por aportes pequenos, mas que ajudam na educação financeira e ensinam a lidar com entradas e saídas de dinheiro no âmbito familiar.

Alguns itens são extremamente importantes para quem deseja iniciar o Ano Novo com as finanças em dia. Veja quais são eles:

1º – Tenha uma reserva

Para a maioria das pessoas, o difícil é começar a economizar, mas não se prenda a isso! Inicie uma reserva, mesmo que sejam guardados pequenos valores, pois essa tarefa é imprescindível para incorporar o hábito ao seu estilo de vida.

Lembre-se que ter como se resguardar em uma emergência lhe dará mais tranquilidade ao enfrentar possíveis imprevistos. Por isso, é fundamental ter o controle de seu orçamento, detalhando as receitas e despesas mensais.

2º – Crie metas

A regra mais básica das finanças pessoais é estabelecer metas. Ou seja, desenvolva seu próprio objetivo, pois isso facilitará a visualização dos passos necessários para alcançá-lo.

Além dessa etapa, saiba quais são os seus gastos essenciais e visualize todos os planejamentos possíveis para a sua renda. Esse tipo de exercício nos ajuda a compreender para onde vai nosso dinheiro, onde é possível economizar e quais são as prioridades da nossa vida.

3º – Investimentos lucrativos

Conheça o mercado financeiro. Mesmo que seja em etapas, aprender sobre o assunto ajuda a aumentar e fortalecer o patrimônio pessoal. Para quem enxerga o mundo dos investimentos, é extremamente rentável acompanhar as análises de especialistas do mercado com o intuito de tomar boas decisões.

4º – Atenção para cartões de crédito e empréstimos

Sabemos que ter crédito no mercado é sempre muito interessante, no entanto, o ideal é nunca abusar dessas possibilidades, já que as finanças só se mantêm organizadas e saudáveis quando usamos esses recursos de forma assertiva.

Cartão de crédito, por exemplo, é uma excelente ferramenta para quem sabe mantê-lo. Evite pagamentos parcelados, juros, taxas e despesas de cobrança.

5° – Quite as dívidas

Além de suas novas metas, faça um grande esforço para pagar as dívidas em aberto. Comece por aquelas que são maiores ou que geram mais juros, para que elas não continuem crescendo. 

Outro ponto importante é negociar os débitos, pois é de interesse de quem concedeu o crédito receber o valor que você está devendo. Então, aproveite a oportunidade para conseguir bons valores nas negociações.

6º – Olhe para a aposentadoria

Por último, e não menos importante, se atente para sua aposentadoria.
Quando você parar de trabalhar, com certeza vai querer viver confortavelmente, e para atingir essa meta nem sempre simples, é preciso economizar o suficiente desde agora, fazendo contribuições periódicas.

Lembre-se que quanto mais cedo você começar, mais fácil será fazer o investimento necessário.