Finanças pessoais

Aprenda a elaborar um planejamento flexível para a poupança

Guardar dinheiro nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas pessoas tentam separar algum valor para colocar na poupança, mas acabam gastando o montante com as necessidades do dia a dia.

Fato é que poupar pode ser parte do processo financeiro pessoal, porém, é preciso que a pessoa saiba elaborar um planejamento correto, pois somente desta forma ela conseguirá equilibrar as contas juntamente com a poupança, sendo essa tarefa realizada de maneira gradual.

Não conseguir guardar valores fixos todos os meses, por exemplo, é um fator que acaba desanimando os brasileiros. No entanto, é possível usar a poupança de maneira inteligente e não perder o objetivo principal, que é acumular qualquer quantia visando torná-la um fundo de investimento.

Veja dicas de como conseguir montar um planejamento eficaz. 

  • Faça trocas de prioridades em sua rotina
    Em primeiro lugar, analise sua rotina e troque hábitos de compra e consumo que não são realmente urgentes, sem prejudicar serviços importantes. Trocar o cartão de crédito comum por uma opção sem tarifas pode ajudar a diminuir custos e utilizar o serviço de forma positiva do mesmo jeito.
  • Poupe valores mesmo que sejam menores
    Tente poupar aos poucos, mesmo que não seja um valor igual mensalmente. Ainda que você guarde valores mais baixos, é muito importante não deixar essa prática para trás, pois isso ajudará na construção das finanças a longo prazo.
  • Refaça seu planejamento financeiro periodicamente
    Trabalhe a dinâmica atual e refaça seu planejamento financeiro de tempos em tempos. Esse ponto servirá para auxiliá-lo a, futuramente, cumprir metas concretas e valores fixos para a poupança.
  • Estude o mercado
    Além dessas dicas, nunca se esqueça de aprender sobre outros tipos de investimentos e a não deixar a poupança como única forma de guardar dinheiro, embora seja importante tê-la como parte da sua estratégia.

    O mercado de investimentos oferece muitas opções de renda fixa, sendo viável analisar as opções e considerar diversificar seus investimentos de maneira segura e flexível.
  • Crie hábitos saudáveis
    Por fim, procure criar hábitos financeiramente saudáveis, que venham a ser positivos para sua vida. Não deixe de planejar suas finanças e anotar todas as entradas e saídas de dinheiro, lembrando sempre de desviar um valor – por menor que ele seja – para o seu famoso e bom “cofrinho”.

(Redação – Investimentos e Notícias)