Economia

Pagamentos por boletos poderão ser substituídos pelo Pix

Desde que o Pix foi lançado, novos adeptos se achegam a ele a cada dia. O recurso criado pelo Banco Central, em 2020, passou a facilitar a vida de muitos cidadãos, já que com apenas alguns cliques, uma pessoa consegue transferir dinheiro para outra em questão de minutos.

Além da transferência, quem recebe também ganha, pois o recebimento é automático, não precisando esperar horas para ser compensado.

Se tratando de outras funcionalidades, a ferramenta também tem sido muito utilizada como forma de pagamento entre os brasileiros. No e-commerce, por exemplo, a transferência instantânea se mostra bastante aceita e, segundo alguns varejistas, o Pix tem potencial de substituir os pagamentos realizados por boletos em breve.

De acordo com dados do BC, atualmente, o Pix é o segundo meio de pagamentos mais utilizado no Brasil, se juntando aos boletos quando se tratam das formas de pagamentos aceitas em compras pela internet.

Isso significa, que o serviço só fica atrás do cartão de crédito, principal meio usado pelos consumidores por aqui.

Conforme explica a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), apesar de serem muito comuns, os pagamentos realizados por boleto deixam de ser efetivados em 50% dos casos. Isso porque, às vezes o comprador emite o boleto e acaba esquecendo de pagar, perde a data de vencimento ou até mesmo gasta o valor destinado para a compra.

No entanto, se tratando do Pix, só este ano, o meio passou a ser aceito em 76% das plataformas digitais, sendo que em janeiro apenas 16% dos e-commerces aceitavam esse tipo de pagamento. Além disso, estudos apontam que o serviço de transferência instantânea também deve chegar a 92% ainda este ano.

Um dos fatores que garante mais força ao Pix é que muitos varejistas oferecem descontos nos pagamentos realizados por ele, graças ao fato de que o recurso apresenta menores taxas do que outras formas de pagamento aos comércios.

A alta adesão pode ser notada de diversas maneiras, principalmente porque em menos de dois anos no mercado, o Pix fica atrás apenas do cartão de crédito, como dito anteriormente, sendo que o crédito é muito utilizado pelos brasileiros há muitos e muitos anos.

Pix pode substituir os boletos?

Agora, a pergunta que fica no ar é: Será que o Pix substituirá os boletos?

Nesse sentido, é provável, sim, que o Pix substitua os pagamentos por boletos, embora seja difícil eles deixarem de existir. O recurso pode acabar se tornando uma forma de pagamento de nichos específicos, além de agregar valor ao que já existe no sistema financeiro nacional.

Vale lembrar que, hoje em dia, o Pix é o responsável por proporcionar facilidades a milhões de brasileiros e tem se aprimorado cada vez mais para atender as demandas de diferentes públicos. Com isso, a expectativa de todos é que o serviço cresça cada vez mais dentro dos próximos anos.

(Redação – Investimentos e Notícias)