Educação financeira

Saiba o que é e como funciona o PGBL

  • Nenhum comentário

Para garantir uma renda extra no futuro, você pode contratar uma previdência privada, ou seja, uma aposentadoria independente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Porém, é preciso ficar atento, pois na hora da contratação da previdência, seu banco vai oferecer duas modalidades de contratação: a VGBL e a PGBL, sendo a segunda a mais popular. Para você entender melhor sobre ela, confira as principais informações de como funciona a modalidade  PGBL, suas vantagens, como contratar e se vale mesmo a pena investir nessa categoria.

Vamos começar entendendo o que é a Previdência Privada

A previdência privada é um investimento oferecido pelas instituições financeiras como uma renda extra no momento de sua aposentadoria. Um diferencial importante em relação à previdência social é que você define o valor de contribuição mensal.

No momento da contratação, existem duas opções de tributação sobre o valor investido, conhecidas como Regressiva e Progressiva. A Regressiva consiste na possibilidade de resgate de uma vez só, enquanto a Progressiva nada mais é que a escolha pelo pagamento parcelado mensalmente ao beneficiário.

O que é o PGBL e como funciona?

O Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é a modalidade de previdência privada mais popular. Ela tem como objetivo conservar recursos financeiros para o futuro, como forma de complementar sua previdência social, ou, até mesmo, como única fonte de renda, dependendo do seu planejamento.

Essa modalidade de investimento permite abater 12% da renda tributável anual no Imposto de Renda para quem faz a declaração completa. No entanto, no momento do saque, o imposto que deverá ser pago será referente ao valor total que havia no plano. Veja o exemplo: caso você faça o resgate hoje e o saldo seja de R$ 100 mil, o desconto do Imposto será sobre esse valor.

Além disso, as taxas que deverão ser pagas são duas: a taxa de administração e a taxa de carregamento. A taxa de administração é referente aos custos da administradora por conduzir o investimento. É bom lembrar que essas taxas dependem da instituição, em algumas instituições, as taxas de carregamento e outros custos podem até mesmo ser zeradas.

Já com relação ao prazo de saque, o tempo será de acordo com as operadoras, mas existe uma definição padrão, sendo que o prazo não pode ser menor que 60 dias e maior que 24 meses, esses detalhes são definidos no momento da escolha do investimento. Por isso é muito importante ficar atento às propostas apresentadas e tirar todas as dúvidas, pois o tempo de carência pode variar de acordo com as operadoras.

O que é a portabilidade de um plano de previdência?

A portabilidade nada mais é do que a transferência de instituição onde você deseja manter o investimento. Você pode contratar o plano de previdência em um banco e trocar para outro. Porém, existem alguns fatores que são levados em consideração antes da troca. Caso você encontre uma entidade que ofereça taxas melhores que a sua atual, é necessário aguardar a carência estabelecida no contrato.

Atenção às informações sobre rendimentos

Os rendimentos são um fator importante na hora de fechar um contrato com uma determinada instituição financeira. Por esse motivo é de extrema importância estar atento às falsas promessas, isso porque em nenhum dos planos o valor estará estabelecido de forma concreta, porque as ofertas exibidas são referentes à projeção do lucro, e, como todo investimento, existirá variação nos rendimentos mensais. Fique atento e, mais uma vez, tire todas as dúvidas.

E vale a pena investir em PGBL?

Como todo investimento, antes de definir no que investir, é preciso um planejamento financeiro. Analise suas metas e estipule um prazo para alcançá-las. E o mais importante: quanto você está disposto a aplicar para atingir seus objetivos.

Lembre-se, o PGBL possui um baixo risco, mas é sempre importante avaliar as taxas oferecidas por cada instituição. Tenha sempre em mente que, por mais que haja um tempo de resgate baixo, esse tipo de produto é indicado, principalmente, para planos a longo prazo, então caso queira resgatar os valores antes do encerramento do contrato, o retorno pode não ser o esperado.

Como contratar um plano de previdência privada PGBL?

Para contratar um plano de previdência privada é necessário levar em consideração alguns fatores:

1. Defina os seus objetivos

Analise seus principais objetivos a longo prazo, pense a partir de cinco anos para frente. Lembre-se que é preciso manter o foco para alcançar seus sonhos. Calcule um valor mensal para aplicação que não pesaria no seu bolso, o importante é começar e manter os depósitos constantes.

2. Estude as opções no mercado

Após o planejamento confira as possibilidades ofertadas no mercado. Vale a pena estudar os valores de cada taxa oferecida pelas instituições, os prazos de resgate, valor mínimo para investimento etc.

No Santander, por exemplo, a taxa para investir ou resgatar o capital investido é zero – atenção. estamos falando de taxas e não de impostos. A taxa zero é oferecida para todos os clientes do banco, sem exceção. 

3. Selecione a tabela de tributação

Outra escolha que deve ser feita na hora de contratar um plano de previdência privada é o formulário fiscal. Um dos principais fatores a ser considerado é o período de investimento. Caso você queira resgatar o valor em uma única vez, a tabela de regressão seria a mais indicada. Já se você pretende receber um valor mensal durante sua aposentadoria, a tabela de impostos progressiva é a que faz mais sentido.

(Redação – Investimentos e Notíciass)