Investimentos

Deduções da previdência privada no IR termina em dezembro

Os brasileiros que desejam contribuir com o plano de previdência privada pelo modelo PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) devem se atentar ao prazo de encerramento do benefício.

O período para realizar contribuições em qualquer tipo de plano e conseguir abater até 12% da renda bruta anual no Imposto de Renda 2024 termina em dezembro deste ano. Com isso, muitos especialistas alertam para o perigo de o benefício expirar.

Henrique Diniz, diretor de Produtos de Previdência da Icatu, afirma que é preciso aplicar os critérios corretos para garantir o abatimento fiscal. Segundo o executivo, para ser elegível, o requerente deve efetuar a declaração do IR na modalidade completa e estar associado a um regime de previdência, como o INSS, por exemplo. “O benefício é válido apenas na modalidade PGBL e não se aplica à declaração simplificada. Além disso, apenas as contribuições realizadas neste ano serão consideradas para o diferimento tributário”, aponta ele.

Ainda de acordo com a seguradora, os aportes no fundo vinculado ao plano devem ser feitos até o dia 28 de dezembro para que a ação seja válida no IR do próximo ano. Isso também significa que dependendo da declaração, o contribuinte poderá ter desconto no IR ou receber uma restituição mais substancial.

Previdência Privada

Para obter um plano de previdência, o investidor pode optar pelo regime de tributação regressiva ou progressiva na declaração do IR. Para isso, é preciso avaliar fatores como renda, tempo de aplicação e reserva de emergência, garantindo, assim, uma tomada de decisão mais assertiva.

A modalidade VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), inclusive, também pode ser uma boa opção para o público que faz a declaração de forma simplificada ou é isento. “Neste caso, a tributação incide apenas sobre o rendimento ao longo do tempo, não sobre o valor total acumulado, como acontece na modalidade PGBL”, conclui Diniz.

Fim de ano

Com a chegada do fim de ano, o décimo terceiro salário dos trabalhadores também acaba sendo um viés positivo para os planos PGBL, que tendem a aumentar devido ao prazo e circulação de dinheiro. Ou seja, esse é um período oportuno para garantir o benefício fiscal, além de realizar um investimento que aproveite o benefício limite dos 12% da renda bruta anual.

De acordo com a Icatu, a Previdência Privada é um excelente trunfo devido aos seus benefícios atrelados, que acabam se destacando em relação aos investimentos tradicionais.

Vale lembrar, que a Icatu é a primeira entre as seguradoras independentes nessa modalidade de Previdência Privada, com cerca de 19 bilhões em PGBL. A companhia conta com um amplo portfólio de previdência no Brasil, com mais de 400 fundos de 140 renomadas gestoras do país.

Dentre os serviços, há opções de investimentos como life cycle, renda fixa, crédito privado, multimercados, ações e ativos nacionais e internacionais.