A proposta principal do Itaú é utilizar a tecnologia da Alexa para ampliar a disseminação de informações que ajudem prevenir e a diminuir os crimes de engenharia social, ou seja, os golpes virtuais.
A união com a Amazon, e consequentemente com a Alexa, oferece um formato inovador para alertar os consumidores dos diversos crimes de golpe existentes no mercado. E não só para clientes Itaú.
Para ativar o comando, o cliente precisa dizer “Alexa, dicas contra golpes e fraudes”. Já são mais de 750 dispositivos compatíveis ou com a IA embutida.
Como ver as dicas de segurança Itaú?
Para ter acesso às dicas de segurança do Itaú, basta habilitar a skill, que já está disponível, na mesma conta Amazon cadastrada no dispositivo.
Segundo Pâmela Vaiano, superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, a iniciativa é mais um importante passo para educar, conscientizar e equipar o público no combate a golpes e fraudes.
Ela afirma ainda que o compromisso é estar ao lado das pessoas, convidando-as para se tornarem aliadas no combate a essas práticas.
O conteúdo exclusivo abriga mais de 3.800 skills disponíveis no serviço de voz em 20 categorias diferentes, que variam de educação a games.
Dentro da categoria “orientação sugerida” estão sete respostas programadas sobre os principais golpes aplicados atualmente. Entre eles estão o golpe do PIX, da falsa central de atendimento e do falso motoboy.
A categoria abriga também dicas para compras online com cartão de crédito e no final de tudo, o usuário é convidado a acessar a plataforma sobre segurança do Itaú com mais orientações exclusivas.
Como colocar o comando na minha Alexa?
Para habilitar o comando na sua Alexa, siga o passo a passo:
- Entre no app Alexa no seu smartphone;
- Vá na opção “mais”;
- Acesse “skills e jogos”;
- Na lupa, busque “Dicas de segurança Itaú”;
- Por último, entre na opção “dicas de segurança Itaú” e clique no botão Iniciar
Depois de selecionar os dispositivos que serão ativados, basta acionar a invocação “Alexa, dicas contra golpes e fraudes” sempre que julgar necessário ou precisar usar.