Educação financeira

Golpe do Pix: descubra como não cair e se prevenir

Quem nunca escutou falar em golpe do Pix? É possível até que você conheça alguém que já tenha caído em um ou até mesmo você.

A verdade é que desde que essa nova forma de pagamento surgiu, em novembro de 2020, a quantidade de golpes e fraudes aplicados na população cresceram. Por isso, é fundamental ter atenção na hora de realizar qualquer pagamento ou transação. Além disso, evite clicar em links de pessoas desconhecidas.

Porém, só isso não evita que você caia em um golpe do Pix. É preciso conhecer quais são os tipos de fraudes que estão presentes no mercado. Isso vai te ajudar a ter uma ideia se você está ou não prestes a cair em um golpe.

Principais golpe do Pix que existem no mercado

Atualmente existem os mais variados tipos de golpes do Pix no mercado. É claro que não iremos conseguir listar todas as fraudes. Até porque todos os dias os golpistas surgem com novas formas de aplicar golpes nos brasileiros.

Mas é possível sim, conhecer os principais e, consequentemente, evitar cair em algum deles.

“Falha no Pix”

O primeiro golpe que iremos falar é sobre o “falha no Pix”. Ele funciona de uma forma bem simples: os golpistas informam, por meio de mensagens, que está ocorrendo uma falha no Pix, no qual você pode se beneficiar.

E onde está o golpe nisso? Os criminosos alegam que para você ganhar o dinheiro e “aproveitar a oportunidade” precisa realizar uma transferência por Pix para a chave que irão te fornecer.

Eles ainda afirmam que o valor que você receberá será devolvido em dobro. Caso alguém te ofereça esse tipo de “oportunidade” não realize a transferência, isso não se passa de um golpe.

Veja também: Como cancelar um Pix? Confira se é possível ter o estorno!

Além disso, é possível encontrar golpes parecidos com esse no mercado, por isso tenha atenção.

Sites e arquivos falsos

Outro tipo de golpe do Pix é o de páginas e arquivos falsos que roubam os dados dos usuários. Neste caso, você é direcionado para um site de banco falso e digita normalmente todos os seus dados.

Como consequência disso, você tem os seus dados bancários clonados, e normalmente é solicitado que você cadastre uma chave para realizar a transferência.

Tendo os seus dados em mãos, os golpistas passam a ter acesso a sua conta e começam a realizar diversas transferências no nome da pessoa. Por isso, sempre certifique-se de que você está realmente na página do seu banco antes de fornecer qualquer dado e realizar qualquer tipo de transação.

WhatsApp clonado

Talvez você já tenha escutado falar nesse tipo de fraude: WhatsApp clonado. Isso porque esse golpe é antigo. Porém, com o Pix ele ganhou ainda mais destaque e facilitou a vida dos golpistas em questão.

Ele funciona da seguinte forma: você ou alguma pessoa conhecida tem o seu WhatsApp clonado e o criminoso se passa por você. Com isso, ele começa a pedir dinheiro por meio do Pix para os seus contatos telefônicos.

Veja também: Como fazer PIX com Cartão de Crédito? Confira o passo a passo!

Por isso, é fundamental tomar cuidado ao acessar qualquer link que te enviam e também não informar o código do WhatsApp para ninguém.

Como evitar cair no golpe do Pix?

Agora que você já conhece os principais golpes do Pix que estão no mercado, deve estar se perguntando como se prevenir, certo?

Apesar de parecer impossível, com algumas dicas você consegue evitar cair em qualquer um desses golpes. Mas para isso precisa ter atenção e ver as dicas abaixo!

  • Confira o remetente dos e-mails recebidos e não acesse páginas suspeitas;
  • Nunca clique em links recebidos por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou SMS para cadastro da chave do Pix. Prefira acessar o site ou aplicativo do seu banco ou entre em contato com a instituição para confirmar se a comunicação é verdadeira;
  • Sempre cadastre as suas chaves Pix nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Nunca compartilhe o código de verificação recebido quando você realiza o cadastro da chave Pix;
  • Não faça nenhum cadastro no Pix por meio de ligações telefônicas ou contatos pelo Whatsapp;
  • Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão.