Finanças pessoais

Black Friday 2022: descubra como encontrar as melhores ofertas

A Black Friday 2022 está chegando e, para quem gosta de fazer compras ou precisa comprar algum produto específico é o melhor momento do ano. Isso, porque as empresas aproveitam o dia para disponibilizar grandes ofertas e descontos aos consumidores. Nesse ano a Black Friday acontece em 25 de novembro, próxima sexta-feira.

A data, que foi criada nos Estados Unidos, está virando tradição no Brasil ano após ano. Muitos brasileiros já esperam o ano todo, economizando e fazendo listas do que querem comprar na famosa data comercial.

Se você é uma dessas pessoas, continue lendo e saiba como encontrar as melhores ofertas na Black Friday.

Como garantir os melhores descontos na Black Friday?

Nos últimos anos, a promoção ganhou o apelido de “Black Fraude”, já que diversas pessoas tiveram experiências ruins de compras nesse período. Preços não tão atrativos falsamente exibidos como imperdíveis, produtos que não são entregues ou que demoram demais para chegar e até mesmo sites de compras falsos que aplicam golpes nos consumidores.

Dessa forma é muito importante tomar alguns cuidados para que, o que parece ser uma super oportunidade, não se torne uma enorme dor de cabeça nos dias seguintes, certo?

De toda forma, vale pensar positivo. A Black Friday é mesmo uma oportunidade e tanto para fazer compras com condições especiais. Confira abaixo algumas dicas para você aproveitar uma ótima experiência como consumidor e não cair em golpes nesse período.

Saiba o que deseja comprar com antecedência

Como falamos, muitas pessoas acabam passando o ano todo fazendo listas do que comprar. Mas, sempre existem os desavisados que acabam deixando tudo para a última hora.

O ideal é que o consumidor pense, alguns meses ou semanas antes, o que quer ou precisa comprar no período e comece a acompanhar os preços desses produtos. Com isso, você evita compras por impulso e foge dos golpes de desconto falso.

Já ouviu falar na história do “compre pela metade do dobro”? Pois isso realmente acontece. Muitos comerciantes elevam o preço dos produtos algumas semanas antes da promoção e voltam para o preço normal na Black Friday, passando a falsa sensação de desconto.

Se você estiver acompanhando a oscilação de preço do produto que deseja, não vai cair nessa história, não é?

Planeje o pagamento

Antes de pensar no que deseja comprar no tradicional dia de compras, é preciso ter certeza que você poderá arcar com a dívida. Mesmo que encontre descontos imperdíveis e promoções arrasadores, se certifique que não irá se endividar com isso.

Nada de comprar no cartão de crédito sem saber o que você vai fazer quando a fatura chegar. Como a promoção tem data fixa para acontecer, você pode se programar durante muitos meses para ela e reservar uma parte da sua renda para adquirir os produtos desejados.

Esse é um bom jeito de administrar seu dinheiro para evitar problemas financeiros. Assim, você evita gastar mais do que pode e transformar a oportunidade da Black Friday em uma dívida que vai te dar dor de cabeça.

Para isso existem aplicativos de gerenciamento financeiro que podem auxiliar bastante, como o da Mobills. Inclusive, entrando no clima da Black Friday, a empresa está disponibilizando um cupom de desconto de 30% para assinar o premium.

Compare os preços antes de comprar

A diferença nos preços entre uma loja e outra é algo que acontece durante todo o ano, mas pode se agravar durante a Black Friday, já que a porcentagem de descontos é diferente em cada loja.

Por isso, uma coisa que você precisa levar em conta para fazer compras nesse período é o preço do produto que você deseja adquirir em diversas lojas diferentes. Ou seja, não compre antes de comparar!

Para comparar preços é possível usar site comparadores, como o Zoom, por exemplo. Com ele é possível colocar o produto que deseja e ver todos os preços disponíveis para ele nas lojas, além de um histórico dos últimos 30 dias, o que garante que ele está realmente em promoção.

Dica bônus: não caia em golpes

A principal dica para quem vai aproveitar as promoções da Black Friday é tomar cuidado com golpes! Por ser um período de compras, muitos golpistas aproveitam da boa vontade do consumidor, criando sites falsos e outros golpes.

Leia mais: Black Friday: conheça algumas dicas para se prevenir de golpes

Portanto, sempre pesquise a empresa onde vai comprar, tenha certeza que está comprando na página oficial da loja e desconfie de descontos muito altos e preços agressivos demais.