Educação financeira

Black Friday: conheça algumas dicas para se prevenir de golpes

A tradicional megaliquidação, que é tradicional no Estados Unidos, vem ganhando destaque e caindo no gosto dos brasileiros ano após ano. Em 2022 a data cai no dia 25 de novembro e a maioria dos consumidores já está se preparando para ela e com isso aumentam os golpes na Black Friday também.

Sabendo dessa procura as empresas acabam preparando grandes promoções e campanhas super atrativas para captar os clientes, oferecendo descontos, parcelamento exclusivo e diversos benefícios, durante todo o mês. Essa movimento é popularmente conhecido com “Esquenta Black Friday”.

Mesmo que pareça uma ótima oportunidade para garantir aquele produto tão esperado por um ótimo preço, muitas quadrilhas acabam se aproveitando do momento e da empolgação dos compradores para tirar vantagens.

Sendo assim, continue lendo e saiba como se proteger de golpes na Black Friday 2022.

Como se prevenir de golpes na Black Friday

As grandes promoções criadas pelas quadrilhas podem parecer a solução para garantir a lista de presentes do Natal, certo? Mas,  Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) pede cautela na hora das compras.

Nesta época do ano são comuns abordagens de criminosos com páginas falsas que simulam e-commerce; promoções falsas enviadas por e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp e a criação de perfis falsos que investem em mídia pra aparecer em páginas e stories de redes sociais.

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da FEBRABAN

É comum que as quadrilhas aproveitem o momento de euforia com o grande volume de ofertas para aplicar golpes que causam grande prejuízo, especialmente usando a tática da engenharia social, que consiste na manipulação do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais e para o roubo de dados pessoais.

Saiba como se prevenir:

Tenha cuidado com compras online

Fazer compras online e receber as mercadorias em casa é uma comodidade que fez muitos consumidores trocarem de hábito e cada vez mais consumidores vêm aderindo a esse modo de consumo.

No entanto, esse aumento também chamou atenção de quadrilhas que acabaram se especializando aplicar golpes especialmente nesse público. Mas, existem alguns cuidados que podem ajudar na hora de realizar compras online para não sofrer golpes:

  • Prefira sites conhecidos: ao procurar por algum produto em um buscador da internet é comum que apareçam muitas opções. Essa busca é válida para a pesquisa, mas prefira sempre fazer a compra no site oficial ou aplicativo que as grandes empresas oferecem;
  • Só insira seus dados bancários para pagamento em equipamentos que sejam de confiança: evite utilizar computadores ou smartphones compartilhados para realizar compras;
  • Cuidado com os grandes descontos: para atrair o público as quadrilhas colocam descontos incríveis e preços de encher os olhos. Dessa maneira, desconfie de preços muito baixos que estejam destoando demais de concorrentes. Esses sites são criados apenas para essas fraudes;

Fique atento às redes sociais

Navegando pelas redes sociais é possível encontrar diversos perfis comerciais fazendo vendas de produtos. Fique atento a essas páginas! Sempre leia os comentários e veja se algum amigo em comum já fez alguma compra com eles.

Outra dica para se proteger é buscar pelo perfil em sites de proteção ao consumidor, como o Reclame AQUI, por exemplo. Com o nome do perfil é possível consultar se algum outro consumidor registrou algum problema na empresa.

Contudo, mesmo que não tenha nenhuma reclamação registrada é preciso ter cuidado com perfis de comercio em redes sociais como Instagram, por exemplo. Ao fazer o pagamento use uma plataforma segura, como Mercado Pago e nunca forneça sua senha ou dados do seu cartão de crédito.

Um golpe muito comum envolve o preenchimento de formulários com os dados do usuário. As quadrilhas costumam usar o que foi fornecido para tomar as redes sociais e se passar pelas pessoa, enganando os seus seguidores.

Não saia clicando em link

Muitas empresas costumam mandar descontos e cupons por email, dessa maneira as quadrilhas acabam se aproveitando disso para disfarçar links perigosos nesse tipo de publicidade.

Por isso, sempre tenha certeza que um link é seguro ao clicar nele, pois podem conter vírus que irá danificra seu computador ou smartphone e até roubar seus dados bancários para clonar seus cartões.

Para saber se um link está mesmo direcionando para onde deve é só parar o mouse por cima dele, sem clicar. O link deve começar com o nome do site que está direcionando, como no exemplo:

Golpe da Black Friday
Cuidado ao clicar em ofertas recebidas por email, sempre confira o link para não cair em golpes

Muita atenção com boletos e PIX

Infelizmente não é só quem faz pagamento por cartão que precisa ter cuidado. Quem escolhe métodos como boleto e Pix também devem se atentar a alguns detalhes, são eles:

  • Sempre prefira fazer o Pix dentro do ambiente virtual da loja;
  • Ao pagar um boleto ou um PIX sempre se certifique que o beneficiário é a pessoa com quem está fazendo negócios, ou seja, confira o nome para ver se é igual ao da marca ou empresa onde está fazendo a compra;
  • Ao fazer compras presenciais sempre confira o valor passado, se está correto. Para garantir nunca deixe de pegar seu comprovante de compra, ele pode ser usado para comprovação, caso dê algo errado.