Bancos

Banco do Brasil aposta em soluções digitais para atrair público jovem

De olho no público jovem, o Banco do Brasil implantou uma série de novidades para se aproximar ainda mais do público com idade até 18 anos incompletos, tanto na linguagem quanto nos canais utilizados pelos jovens, visando entregar experiências cada vez mais aderentes às demandas desse segmento de clientes. Hoje, o BB possui cerca de 1 milhão de clientes ativos com até 18 anos e a expectativa é dobrar esse número nos próximos 2 anos. 

A novidade mais recente é o lançamento da BB Cash, uma conta bancária desenvolvida com foco no público jovem de 13 até 18 anos incompletos, aberta de forma totalmente digital e gratuita. O jovem que aderir à BB Cash terá um cartão para compras online, acesso ao Pix, investimentos e previdência, entre outras funções personalizadas.

Segundo o Banco, a BB Cash foi desenvolvida em conjunto com os próprios clientes, usando técnicas modernas de cocriação, que permitem que os produtos já nasçam com as principais características que os clientes valorizam. A novidade traz também uma identidade visual carregada de dinamismo e modernidade. Na prática, o Banco está investindo em experiências inovadoras em realidade estendida, planejamento financeiro, produtos remodelados e novas soluções de meios de pagamento.

De acordo com o presidente do BB, Fausto Ribeiro, a solução BB Cash é a nova porta de entrada do Banco do Brasil totalmente digital para os adolescentes que desejam ter mais independência e liberdade para cuidar do seu dinheiro. “Temos como propósito atuar com proximidade com nossos clientes, sendo relevantes em todos os momentos de suas vidas. A BB Cash é uma das iniciativas, dentro de uma estratégia mais ampla, que chamamos de Plataforma de Rejuvenescimento. Essa é mais uma entrega que fazemos na direção do nosso propósito: vamos ampliar a proximidade e a relevância do Banco do Brasil para pais e filhos, que passam a contar com uma solução de inclusão e educação financeira.”, destaca o presidente do BB.

Lançada com o objetivo de disponibilizar uma experiência que é mais a cara do jovem, a BB cash é moderna tanto em seu visual quanto nos produtos que disponibiliza a seu público. “O cartão de “crébito” que confere autonomia ao jovem para realizar compras on-line, porém com débito do saldo da conta corrente, e a solução “Pedir dinheiro” são diferencias importantes na jornada de utilização da conta. Com o lançamento, o Banco do Brasil reforça sua presença junto a este público, demonstrando que pode ser parceiro dos nossos clientes em todas as fases da vida”, afirma Ricardo Forni, vice-presidente de gestão financeira e RI.    

Já para o vice-presidente de varejo do BB, Carlos Motta, o objetivo é apoiar de forma consciente a vida financeira desde os primeiros passos. “Dentro da nossa estratégia de engajar esse público, a solução BB Cash chega para atender jovens a partir de 13 anos que estão iniciando sua vida financeira por meio de uma jornada 100% digital, oferecendo novas soluções, como acesso a meios de pagamento, planejamento para futuro e outros benefícios aderentes a este público. Temos uma oportunidade clara de elevar o engajamento desses clientes – inclusive, com soluções que vão ´além do banking´- a exemplo da oferta de giftcards na Loja BB, que podem ser usados para consumo de games online. Tudo isto, é claro, com consentimento e acompanhamento pelos pais.”

Diferenciais da solução BB Cash:

  • Abertura de conta 100% digital e gratuita;
  • Menu personalizado e adequado ao perfil deste público;
  • Cartão de “crébito”: cartão sem anuidade que passa na função crédito e utiliza o saldo disponível em conta no momento da compra. O cartão de crébito vem com o diferencial de poder ser utilizado também em compras on-line, facilidade que o cartão de débito não possui. Outras vantagens são a tecnologia contactless, que permite pagamento por aproximação, sem necessidade de inserir o cartão na maquininha e a possibilidade de adicionar os cartões nas carteiras digitais (Apple pay, Samsung pay e Google pay);
  • Pedir dinheiro: nova solução pensada para facilitar a vida dos jovens na hora de pedir aquele dinheiro para pagar o lanche ou o transporte, por exemplo. Com essa solução, é possível pedir dinheiro para o responsável, família, padrinho, madrinha etc. Basta compartilhar o link gerado pelo App BB com quem for dar aquela força. Sem tarifa, sem complicação;
  • Gift Cards: cartões virtuais que funcionam como crédito online para utilizar em plataformas de música, alimentação, transporte, jogos ou qualquer outra que aceite essa forma de pagamento. Basta escolher o valor que deseja comprar, receber o código e ativar no parceiro; 
  • Poupança: pode começar com qualquer valor e resgatar o dinheiro quando quiser;
  • Investimento: um exclusivo Fundo de Renda Fixa para que o jovem possa começar sua jornada no mundo dos investimentos; 
  • Previdência: simulador de investimento e rentabilidade futuros; 
  • Acompanhamento do responsável legal: é possível acompanhar a movimentação da conta por meio de SMS.

Novas opções como mesada, desafios, acompanhamento das movimentações pelo responsável e educação financeira estão em fase de estudos.

Como funciona?

Para realizar a abertura de conta, é necessário que o menor tenha CPF e RG e que seu vínculo esteja registrado no cadastro de seu pai e/ou mãe, cliente do Banco. A partir daí, o processo de abertura da conta é realizado pelo App BB em três etapas simples:

1. Autorização prévia do pai ou mãe

O responsável acessa o App BB e autoriza a abertura da conta. (Menu>BB Cash>Iniciar a abertura)

2. Abertura da conta pelo adolescente

O jovem recebe a notificação sobre a possibilidade de abertura da conta, baixa o App BB e realiza o processo de abertura.

3. Liberação de uso pelo responsável

Assim que o jovem finaliza o processo de abertura, o responsável é notificado e então libera a conta do jovem para uso, também via App BB. (Menu> BB Cash>Aprovar abertura).

(Redação – Investimentos e Notícias)