Finanças pessoais

Serasa realiza mudanças no sistema de pontuação do score

A Serasa anunciou uma nova versão do sistema que calcula o score dos consumidores. O chamado Score 2.0 traz uma pontuação de crédito mais acentuada, que indica ao mercado quais as probabilidades daquela pessoa honrar suas contas, além de revelar o histórico do comportamento financeiro de quem está buscando crédito.

Para quem não sabe, desde o ano passado – com o lançamento do Cadastro Positivo -, a instituição mudou a metodologia da pontuação do score de crédito e passou a dar um peso maior para o cidadão que é considerado bom pagador.

No entanto, a partir deste mês, passa a valer uma nova atualização que contém ajustes nos pesos das informações utilizadas no cálculo, o que pode gerar variações na atual pontuação.

Segundo a Serasa, os critérios serão divididos em grupos, no qual cada categoria terá determinado peso para influenciar a sua pontuação. A novidade vai considerar informações positivas e negativas de todos. Ou seja, o cadastro positivo continuará tendo um peso maior (agora com peso 56%) na composição do score, já que ele mostra o comprometimento dos brasileiros com o pagamento de suas dívidas.

Além disso, de acordo com a empresa, o pagamento de dívidas e pendências também terá um aumento na pontuação do crédito, passando de 20% para 33%.

Outro ponto interessante está relacionado às consultas do CPF dos consumidores, que anteriormente tinha peso 17% e agora passará para 6%.

Vale lembrar, que o Score 2.0 analisa ainda a evolução financeira do consumidor, como a participação societária do consumidor em pequena e microempresa. Neste caso, o peso passou de 7% para 6%.

Nível do Score

A tabela de valores da Serasa mostra que o score considerado ‘muito bom’ está entre 701 e 1 mil pontos, o que considera uma alta probabilidade de o usuário quitar seus compromissos de crédito em dia. Entre 501 e 700 a pontuação é considerada ‘boa’. Já a faixa de 301 e 500 indica uma classificação ‘regular’, sendo de 0 a 300 considerado um denominador ruim.

Acesso ao Serasa Score

O Serasa Score pode ser consultado pelo aplicativo da instituição ou pelo site serasa.com.br.

Se você deseja fazer o cadastro gratuitamente, basta acessar o site e preencher seus dados. Quanto mais completo o cadastro, maiores são as chances de seu score subir.

Na página inicial é possível encontrar sua pontuação, e tocando em “entenda seu Score”, você terá acesso a mais detalhes do programa.

Já na aba finanças, você encontrará várias informações sobre o Serasa Score, como o histórico, o que está afetando sua pontuação e a sua composição.

Por fim, você ainda pode acompanhar as últimas seis variações da sua pontuação, além de encontrar informações sobre o que está afetando seu desempenho.

(Redação – Investimentos e Notícias)