Historicamente, em períodos de eleições presidenciais, a volatilidade do Ibovespa tende a crescer. Veja como usar essa oscilação a seu favor
Em anos eleitorais, o Ibovespa tende a apresentar movimentações bruscas e um alto nível de volatilidade. A volatilidade financeira é uma variável econômica que representa a intensidade e a frequência que acontecem as movimentações do valor de um determinado ativo em um certo período. Logo, quanto maior for a variação de preço de uma ação, maior é o risco de ganhar ou perder dinheiro em transações.
Um estudo divulgado pelo Santander e Bloomberg nas eleições de 2018 mostrou que a volatilidade do Ibovespa normalmente cresce em anos de eleição. O relatório Between Hope and Reality mostrou que a desvantagem média em períodos eleitorais é maior do que em períodos não eleitorais, isto é, a volatilidade anual média de 30 dias é maior em anos eleitorais (30,2), em comparação com anos não eleitorais (27,3).
Veja no gráfico abaixo:
O estudo também mostrou a performance do Ibovespa desde 2002 até meados de 2018, antes do término das eleições:
Agora em 2022, após o resultado das eleições, a volatilidade continua sendo um fator de alerta para investidores. Quem investe em Renda Variável pode utilizar essa oportunidade para aumentar os ganhos com a oscilação da Bolsa de Valores.
De acordo com a Chefe de Análise de Trading da Toro Investimentos, Stefany Oliveira, “a volatilidade, para quem busca movimentações mais imediatas dos preços, é fundamental. Sem ela, os preços podem permanecer lateralizados ou avançarem em uma direção única, impossibilitando novas oportunidades de compra e venda ou, até mesmo, os ganhos mais rápidos”.
A especialista ainda ressalta que “com o gerenciamento de riscos adequado, você pode aproveitar o sobe e desce dos ativos na Bolsa de Valores para entrar e sair de operações com agilidade.”
As pessoas que mais se beneficiam da volatilidade são as que fazem operações de curtíssimo prazo que começam e terminam no mesmo dia, também chamadas de negociações diárias, ou Day Trade. Isso porque é possível identificar pequenas mudanças nos preços e fazer operações rápidas, que podem durar poucos minutos.
Portanto, para utilizar a volatilidade do mercado a seu favor, você pode seguir algumas dicas:
- Acompanhe as notícias do cenário macroeconômico mundial.
- Estude Análise Técnica para entender como funcionam os padrões gráficos.
- Escolha uma boa plataforma gratuita, como o Profit Toro Trader, que traz agilidade e eficiência nas operações.
- Aprenda conceitos de trading fazendo cursos online e gratuitos.
- Faça simulações para aprimorar e testar suas estratégias de trading antes de começar a operar na Bolsa.
Inclusive, você pode seguir todos esses passos de uma forma bem mais rápida: se inscrevendo no Clube Trader Toro.
Funciona assim: com o Clube Trader da Toro Investimentos, você libera cada vez mais benefícios à medida em que opera mais contratos.
Em outras palavras, todo trader que opera na Toro Investimentos tem:
- Profit grátis para sempre: opere qualquer quantidade de minicontrato de dólar ou índice sem pagar pelo uso da plataforma Profit.
- Corretagem Zero com ou sem RLP: tenha Corretagem Zero em todas as operações da casa com o RLP ligado ou até mesmo desligado.
- Co-location DMA4 nas operações: use o sistema de alta performance Co-location DMA4 para enviar suas ordens com a máxima velocidade.
- Trilha de cursos 100% grátis: acesse dezenas de cursos feitos pelos experts da Toro, em trilhas completas do iniciante ao avançado.
Então, se você quiser aproveitar a volatilidade do mercado no pós-eleições, cadastre-se no Clube Trader Toro e receba as melhores vantagens do mercado para potencializar os lucros na Bolsa.