Investimentos

Saiba como as eleições impactam seus investimentos

As eleições estão chegando e você deve estar pensando em qual candidato votar. No entanto, não é somente na política que é preciso estar atento, mas também na relação que ela tem com o mundo dos investimentos.

Em época de escolha de novos governantes, os cidadãos devem ficar de olhos bem abertos, visto que as decisões deste momento podem afetar diretamente o crescimento e desenvolvimento do país, além de influenciar a volatilidade e a rentabilidade dos investimentos no futuro.

Isso acontece porque as variações no cenário político do Brasil estão ligadas às taxas de juros e ao comportamento da bolsa de valores, visto que o mercado financeiro trabalha de forma dinâmica e quando há um aperto na condução da política monetária, o aumento da taxa de juros é coisa certa.

Tal fato desencadeia uma série de mudanças na economia, afetando as ações e fundos de investimento e trazendo o investidor ao fim do processo.

Quanto mais estável é a situação política de um país, por exemplo, mais favorável fica o mercado de investimentos, não se esquecendo do mercado internacional, obviamente.

Segundo Alison Correia, CEO da TopGain – plataforma informativa sobre investimentos, o Brasil passa por um momento histórico de impacto no bolso do consumidor e mesmo que você não esteja acompanhando a corrida eleitoral, o vencedor dessa disputa trará consequências – boas ou más – que afetarão sua vida financeira de forma direta e indireta.

Se você deseja tomar mais cuidado neste momento volátil, seguem algumas dicas que te ajudarão a preservar os investimentos e a obter mais lucro:

  • Evite investir em empresas sob influência do governo: Empresas que estão atreladas ao governo podem sofrer maior turbulência em ano eleitoral. Isso ocorre porque elas costumam ganhar destaque em discussões, o que aumenta a instabilidade no mercado.
  • Escolha investimentos com calma: Consulte analistas e acompanhe o mercado financeiro diariamente para não sair perdendo ou fazendo escolhas erradas. Ter profissionais que entendam do assunto pode ajudar na tomada de decisão.
  • Observe a taxa básica de juros (Selic): Sempre fique de olho na Selic, quando o Comitê de Políticas Monetárias (Copom) se reúne para definir seu valor e os rumos que a economia vai tomar.
  • Observe as mudanças no cenário político: Quanto mais próximo do dia das eleições, mais variações podem surgir no cenário político, trazendo, consequentemente, mudanças para a economia. Sempre acompanhe o mercado financeiro e as decisões que estão sendo tomadas no Congresso Nacional.

(Redação – Investimentos e Notícias)