Desde que foi lançado oficialmente em novembro de 2020, o Pix já se tornou o método de pagamento preferido de todos os brasileiros. Mas muitos ainda têm dúvidas sobre como cadastrar o Pix.
Essa dúvida é bem comum pela quantidade de chaves existentes e pela possibilidade de fazer isso em qualquer banco. Além disso, o Pix ainda conta com diversas vantagens e limites, de acordo com as instituições bancárias.
Veja a seguir como cadastrar o Pix para utilizar e saiba quais são as chaves disponíveis!
O que é o Pix?
O Pix é um método de pagamento instantâneo, que foi criado pelo Banco Central e lançado oficialmente em novembro de 2020. Ele surgiu com o objetivo de acelerar as transferências bancárias.
Dessa forma, pode ser feito a qualquer momento e entre qualquer operadora, sem taxas. Para isso, basta que você cadastre uma chave Pix em seu aparelho celular.
Como cadastrar o Pix?
Para criar cadastrar uma chave Pix, primeiro você deve instalar no seu celular o aplicativo da sua instituição bancária. Praticamente todos os bancos, tradicionais e digitais, já contam com este serviço.
Instalado o app, procure a aba destinada às transações via Pix. Neste espaço, você terá a opção de cadastrar a sua chave. Basta você escolher entre as opções disponíveis:
- CPF ou CNPJ;
- Número de celular (precisa ser brasileiro);
- Endereço de e-mail;
- Chave aleatória (sequência alfanumérica).
Vale destacar que a chave cadastrada ficará registrada nessa instituição bancária e não poderá ser cadastrada em outro banco. No entanto, você poderá cadastrar as outras chaves restantes. Além disso, um banco não pode ter mais de uma chave Pix cadastrada por usuário.
O cadastro é bem fácil. Basta você cumprir o passo a passo e analisar o processo. Feito isso, sempre que quiser receber um Pix para esta conta, passe a chave escolhida.
Viu? É bem fácil e intuitivo!
Existe uma melhor chave Pix para cadastrar?
Se você ainda não tem nenhuma chave Pix cadastrada e quer saber qual é a melhor, saiba que o CPF ou CNPJ é a chave mais aconselhada, segundo o próprio Banco Central. O órgão considera essa como a mais segura dentre todas as disponíveis.
Afinal, o CPF ou CNPJ é um documento pessoal, intransferível e não muda. Isso não pode ser dito o mesmo do número de celular e e-mail. Por isso, você pode acabar perdendo a sua chave tendo que cancelar.