O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou um aumento nos valores dos benefícios concedidos por ele. O calendário de pagamentos de 2023 foi divulgado ainda em dezembro.
O salário mínimo vigente é de R$ 1.302, valor sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no final do ano passado, que não ultrapassou a variação da inflação de 2022.
Já a proposta do Governo Lula é de um aumento real, porém, não foge muito do valor, sendo sugerido pela PEC da Transição em R$ 1.320. Mas para que esse montante seja oficializado, Lula precisa sancionar a medida.
Segundo informações, o presidente deve aprovar em breve o aumento do piso nacional. Os representantes sindicais também passaram por reuniões com o Governo e a previsão é de que ainda no mês de janeiro haja um pronunciamento sobre o reajuste.
Com essa notícia, os valores pagos aos aposentados também serão reajustados, bem como para os pensionistas e demais beneficiários do órgão.
O calendário do INSS possui a divisão em dois grupos, sendo o primeiro que recebe um valor de até um salário mínimo, e o segundo que recebe mais que o piso nacional.
Os primeiros pagamentos devem acontecer no dia 25 de janeiro.
Confira as demais datas para quem recebe até um salário mínimo do INSS:
Benefício com final 1 – 25 de janeiro
Benefício com final 2 – 26 de janeiro
Benefício com final 3 – 27 de janeiro
Benefício com final 4 – 30 de janeiro
Benefício com final 5 – 31 de janeiro
Benefício com final 6 – 01 de fevereiro
Benefício com final 7 – 02 de fevereiro
Benefício com final 8 – 03 de fevereiro
Benefício com final 9 – 06 de fevereiro
Benefício com final 0 – 07 de fevereiro
Para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS:
Benefício com final 1 e 6 – 1 de fevereiro
Benefício com final 2 e 7 – 2 de fevereiro
Benefício com final 3 e 8 – 3 de fevereiro
Benefício com final 4 e 9 – 6 de fevereiro
Benefício com final 5 e 0 – 7 de fevereiro
Como saber data do pagamento
Basta ver o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Para aqueles que recebem seu benefício há algum tempo, vale a data habitual. Mais de 37 milhões de aposentados e pensionistas recebem benefícios do órgão.