Bolsa de Valores

Saiba tudo sobre o mercado de crédito de carbono

Temas sobre o meio ambiente e os impactos da poluição são cada vez mais constantes nos noticiários mundiais. Há anos o assunto vem sendo tratado entre governos e se destaca como papel importante na sociedade, já que disto depende o futuro do planeta.

Em março de 2022, alguns fatos surgiram indicando que o Rio de Janeiro teria uma bolsa de valores voltada ao mercado de carbono e outros ativos dedicados, como energia, clima e florestas.

Esse mercado, já muito promissor, tem investido fortemente no objetivo de criar meios para que os trabalhos se tornem mais sustentáveis. No Brasil, em especial, o primeiro passo para firmar tais diretrizes foi o protocolo de intenções mantido entre o governador Cláudio Castro, a Nasdaq e a Global Environmental Asset Plataform (GEAP).

O documento foi assinado em Nova York e pretende tornar real a implantação da plataforma aqui no País.

Carbono

Como a preocupação com questões ambientais é constante, os créditos de carbono acabaram ganhando bastante destaque. Eles são, em suma, investimentos alternativos que representam uma tonelada de carbono que deixou de ser emitida para a atmosfera. Ou seja, a inexistência deste processo contribuiu para a diminuição do efeito estufa.

Os ativos podem ser gerados de várias formas, como a substituição de combustíveis fósseis em fábricas, por exemplo, pelo uso de biomassas renováveis. Com isso, é possível calcular quanto de carbono deixou de ser emitido, gerando assim os créditos de carbono – moeda utilizada neste mercado.

A partir daí, as empresas que possuem um nível de emissão muito alto podem comprar créditos para compensar suas emissões, pagando a outras pelo direito de emitir gases que provocam o efeito estufa.

Quem recebe esse dinheiro, por sua vez, pode investir em fontes de energia renováveis.

O mercado

O mercado de carbono possui os créditos que são vendidos por países que reduziram as emissões de poluentes para outros países que ainda não atingiram suas metas de diminuição de gases causadores do efeito estufa (GEEs).

Desta forma, os recursos financeiros são aplicados em projetos específicos, além deste mercado resultar na geração de empregos e atração de empresas nacionais e internacionais.

Outro ponto importante, é que o crescimento do setor é demandado principalmente pelas companhias que mais poluem.

Vale lembrar, que o protocolo também tornará o Rio de Janeiro líder na economia de baixo carbono. Desta forma, a meta do governo é trazer os ativos ambientais da iniciativa privada para serem negociados por meio da plataforma da Nasdaq, tendo em vista que o estado possui 31% de sua área coberta por florestas naturais, o que corresponde a 1,3 milhão de hectares.

De acordo com o governo, até 2050, a expectativa é de aumentar em 10% a área florestal de Mata Atlântica no estado.

Economia

A B3 – Bolsa de Valores do Brasil – anunciou que organizações de vários setores brasileiros se juntaram para desenvolver o mercado de carbono de forma voluntária, a fim de contribuir com o mercado global de créditos de carbono.

O que essas companhias pretendem é se enquadrar no novo âmbito sustentável, já que a descarbonização da economia é uma prioridade para diversos países, representando mais de 90% do PIB global.

Dentre os principais objetivos a serem alcançados estão:

  • Ativar a oferta por meio dos melhores processos de certificação e suporte a discussões regulatórias;
  • Desenvolver os instrumentos financeiros necessários para alinhar a demanda com a oferta; e
  • Projetar o órgão de governança independente para coordenar o mercado.

Investimentos

Um dos mais conhecidos investimentos do segmento é o ETF iShare Índice Carbono (ICO2). Para quem deseja aplicar seu dinheiro em empresas com foco na sustentabilidade, o ETF pode ser a solução.

A valorização desse tema tem crescido em todo o mundo e nos investimentos não é diferente. Empresas que olham para o problema global e buscam soluções cada vez mais eficazes podem apresentar boas perspectivas econômicas a médio e longo prazo.

Por esse motivo, investir e buscar, de fato, um mundo melhor pode ser uma boa alternativa para todos.