Investimentos

ARX Investimentos anuncia nova área de Fundos Imobiliários

A ARX Investimentos anunciou que está trabalhando na criação de uma área estratégica de Fundos Imobiliários. A gestora de investimentos – que conta atualmente com aproximadamente R$ 40 bilhões de recursos sob gestão e 22 anos de história – afirmou que o crédito imobiliário chega para que a empresa e seus clientes aproveitem o forte crescimento da classe no mercado local, em expansão desde 2018.

De acordo com a ARX, os Fundos de Investimento Imobiliário contarão com um gestor e dois analistas. Para liderar a área, Vitor Frango se encarregará de desenhar a estratégia do primeiro FII da asset, com prazo de lançamento para março deste ano.

O executivo começou sua carreira no Itaú e atuou por mais de nove anos na gestão de fundos imobiliários do Credit Suisse Heding-Griffo e nos FII de CRI do Santander Asset Management Brasil.

Além dele, Melina Tseng e Marcelo Rabechini, ambos com anos de experiência em operações imobiliárias, também chegaram para compor o time como analistas.

“O próximo passo de crescimento para a ARX é o crédito estruturado e vamos focar em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) com risco de crédito controlado e spread médio entre 250 e 350 pontos base, além de contar com a isenção de imposto de renda”, afirma Frango.

Ainda segundo a empresa, o objetivo é focar em empreendimentos performados, com carteiras de recebíveis de boa qualidade de crédito, avaliando criteriosamente outros empreendimentos em desenvolvimento. Com isso, será possível investir de forma abrangente no segmento, passando por áreas como logística e corporativa.

Para ARX, é interessante que papéis mais curtos da carteira sejam indexados ao CDI e os mais longos ao IPCA. Isso tudo administrado por uma sólida plataforma tecnológica e uma grande sinergia entre o time de crédito privado high grade.

O BNY Mellon, instituição financeira global controladora da ARX Investimentos, informou que patrocinará o time de gestão imobiliária durante três anos, a fim de engatar o avanço da área de maneira estruturada.

O que são Fundos Imobiliários?

Os Fundos imobiliários são fundos de investimento cujo portfólio é composto por ativos do segmento imobiliário. Os imóveis ou ativos imobiliários são escolhidos por um gestor profissional responsável, conforme a tese de investimento e a estratégia definida pelo fundo.

O investimento acontece através da aquisição de cotas, e assim, investir em FIIs faz com que o investidor se torne dono de uma pequena parte dos imóveis sem lidar com escrituras, compra de terreno ou reformas que eventualmente um imóvel precisa.

O resultado do fundo imobiliário é dividido entre os cotistas. Essa distribuição de rendimentos acontece de maneira proporcional ao número de cotas que o investidor possui. Sendo assim, o investidor de 100 cotas, por exemplo, vai receber 10 vezes mais proventos que o detentor de 10 cotas em um mesmo período.

Como funciona o Fundo Imobiliário?

Os fundos imobiliários de maior relevância são negociados na bolsa de valores brasileira (B3). Nesse caso, assim como as ações de empresas, cada um deles tem um ticker, que são códigos formados por letras e números que identificam o FII em questão.

Em relação ao funcionamento dos FIIs, a maior parte das características é comum a outros tipos de fundos de investimento. Como você viu, eles funcionam de maneira coletiva e o investimento está condicionado à aquisição de cotas de participação.

Embora os fundos imobiliários sejam considerados ativos de risco por serem de renda variável, cada um dos FIIs também tem o seu próprio risco, de acordo com a tese de investimento do fundo e a estratégia escolhida.

Um fundo imobiliário é dividido em cotas, que representam uma pequena parte do patrimônio total do fundo, sendo esta a cota patrimonial. A cota a mercado é o valor que os investidores estão negociando, conforme a demanda por aquele ativo.