Finanças pessoais

O que é LCA? Como funciona esse investimento

A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras públicas e privadas. E seus princípios são muito semelhantes à Letra de Crédito Imobiliário (LCI).

Contudo, o valor captado na LCA é destinado, principalmente, para os empréstimos a produtores rurais que precisam do dinheiro para comprar maquinário e insumos. Assim, ao mesmo tempo em que pode colher bons rendimentos, o investidor ajuda indiretamente a impulsionar um setor vital para o país.

E asim como no caso do CDB, outro ativo de renda fixa, e da LCI, quem compra títulos de LCA está fazendo um empréstimo ao banco e, no fim, recebe uma remuneração por isso. Todos eles são títulos de emissões bancárias.

Da mesma forma, o banco empresta dinheiro aos produtores rurais com objetivo de financiar atividades vinculadas à produção, comercialização, industrialização de produtos ou insumos agropecuários (máquinas e implementos) usados em atividades do agronegócio.

A Letra de Crédito do Agronegócio (LCA), portanto, é um título vinculado a direitos creditórios originários de negócios realizados entre produtores rurais ou suas cooperativas, e terceiros, incluindo financiamentos ou empréstimos.

Como funciona a remuneração da LCA?

Como alguns investimentos, a remuneração é determinada no momento em que se realiza o investimento. O retorno financeiro pode ser uma taxa pós-fixada como, por exemplo, um percentual do CDI, uma taxa prefixada, ou uma remuneração híbrida com correção de um índice de preços (IPCA) mais uma taxa prefixada.

Tipos de LCA?

Em termos de rentabilidade, as aplicações em LCA estão disponíveis em duas modalidades. São elas:

LCA Prefixada

Neste caso, a taxa de rendimento é conhecida desde a compra. Na prática, no momento do investimento, é possível saber exatamente o ganho no vencimento do título. A LCA Prefixada é mais indicada para quem projeta queda nas taxas de juros de mercado durante o período da aplicação, o que reforçaria os ganhos.

LCA Pós-fixada

No caso da LCA pós-fixada, a taxa de rendimento é atrelada a um indexador, como o Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

LCA Híbrida

No caso da LCA híbrida, existe uma parcela pós-fixada a um indexador, como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e uma parcela prefixada no contrato. Seja qual for o modelo escolhido pelo investidor, uma das grandes vantagens da LCA é o fato de que para pessoa física o título é isento de Imposto de Renda e não há cobrança de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre os ganhos obtidos com o papel. 

Qual o valor mínimo para investir em LCA?

Depende, mas o valor mínimo para investir em LCA é de R$1 mil, porém, o valor adequado deve ser estudado para haver boa rentabilidade. Atualmente, existem LCAs de valores a partir de R$5 mil

Prazo de investimentos e como resgatar o dinheiro

Nos títulos de LCA, os emissores estipulam um prazo de carência. Isso significa que, durante o período estipulado, o investidor não poderá solicitar o resgate do valor aplicado. Caso isso aconteça, será preciso arcar com o pagamento de multas, cujo valor varia de acordo com o emissor. Em boa parte dos casos, os prazos de carência costumam ser de 90 dias.

(Redação – Investimentos e Notícias)