Finanças pessoais

Vale a pena investir em LCI?

Quando pensamos em investimentos, a primeira coisa que vem na mente das pessoas é poupança. E por que? A poupança é o primeiro contato que as pessoas tem com um investimento que rende.

Porém, a partir do momento que se estuda outros tipos de aplicação, surgem novas modalidades de renda fixa, como o Tesouro Direto, o Certificado de Depósito Bancário (CDB) e a Letra de Crédito Imobiliário (LCI).

Hoje vamos falar de LCI – Letra de Crédito Imobiliário. Esta é uma opção para quem não tem pressa para o resgate.

O que é uma Letra de Crédito Imobiliário?

A LCI é um título de renda fixa criado para financiar o segmento imobiliário. As LCIs são emitidas por instituições financeiras que possuem carteiras de crédito imobiliário dentro de seu portfólio de investimentos.

O ativo usado para dar confiabilidade no retorno do investimento, é feito com base no financiamento de imóveis que estão sob alienação fiduciária ou com hipoteca feita pela instituição financeira responsável por emitir a letra de crédito.

A LCI funciona como um tipo de empréstimo: você compra a “dívida” de uma instituição e, depois de determinado tempo, recebe o valor de volta acrescido dos juros.

As LCIs se caracterizam por possuir um valor mínimo de aplicação. Esses valores podem ser bem variados, dependendo do prazo e do emissor do título.

Tipos de investimento disponíveis para a LCI

A LCI pode ser do tipo prefixado ou pós-fixado. No prefixado, o investidor sabe o valor que vai receber no momento em que contrata o título. Já no pós-fixado, parte do rendimento está atrelado a um dos seguintes indicadores econômicos:

  • Certificado de Depósito Interbancário (CDI);
  • Índice de Preços do Consumidor (IPCA);
  • Selic, a taxa básica de juros.

Para investir em LCI a primeira coisa a fazer é criar uma conta em uma instituição financeira que tem essa opção de título de renda fixa, pesquisar qual dos indicadores acima mais se ajusta aos seus objetivos, investir o valor desejado e aguardar até o prazo de vencimento.

Vantagens de investir na LCI

O principal motivo é o fato de que ela é isenta de Imposto de Renda (IR).

Outra vantagem desse investimento é o fato de ele estar coberto pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), entidade que garante a devolução de até R$ 250 mil por CPF caso a instituição financeira não consiga honrar o pagamento do título.

Juntando estes dois fatores, faz a Letra de Crédito Imobiliário ser uma opção de investimento com muitas vantagens dentro do universo da renda fixa.

E quais são as desvantagens da LCI?

Uma das desvantages da LCI é o valor mínimo de aplicação, que às vezes pode ser alto. Esse é um grande impeditivo especialmente para o pequeno investidor.

O prazo de vencimento é outro ponto negativo das LCIs. Como muitos títulos possuem vencimento a partir de 1 ano, isso acaba desestimulando alguns investidores que procuram ativos com menor prazo de vencimento.

Além disso, a carência de 90 dias faz com que as LCIs não sejam boas alternativas para um dinheiro que poderá ser usado no curtíssimo prazo.

Existem opções de LCI com prazo de resgate mais curto. Porém, o percentual de rendimento fica bem abaixo do registrado no ativo tradicional, mesmo porque uma das características da renda fixa é oferecer maior rentabilidade para investimentos com maior prazo de vencimento.

Por isso, a LCI é recomendada para quem deseja realizar investimentos de médio ou longo prazo e que possa aplicar um valor que não esteja relacionado com a reserva financeira, para não correr o risco de ficar em uma situação que gere estresse e perda de dinheiro aplicado.

Vale a pena investir na LCI?

A resposta é: depende. Como esses títulos são isentos do Imposto de Renda, sua rentabilidade pode ser bastante atraente para os investidores. Quando combinado à cobertura do FGC, uma ótima alternativa para proteção de patrimônio começa a se formar.

Porém, a aplicação mínima das LCIs afasta alguns investidores. E a carência a desqualifica para a reserva de emergência.

Vale lembrar que, mesmo com a isenção do IR, sempre é importante fazer as contas e comparar a aplicação em LCI a outros investimentos de prazos e rendimentos semelhantes.

Para quem já tem um valor à parte para emergências, pode esperar por um retorno a longo prazo e quer diversificar suas aplicações em renda fixa maximizando os ganhos, apostar na LCI pode gerar experiências muito positivas.

(Redação – Investimentos e Notícias)