Finanças pessoais

Mais da metade dos brasileiros tem dificuldade em poupar dinheiro

Os brasileiros têm a fama e o hábito de consumir bastante e, com isso, acabam deixando de poupar dinheiro. Segundo uma pesquisa do Datafolha, 67% dos cidadãos do país enfrentam dificuldades em economizar no dia a dia, acarretando alguns problemas financeiros no final do mês.

Isso acontece porque a população possui costumes ruins de consumo, deixando a consciência financeira e o planejamento de lado, contribuindo para que a dificuldade aumente. 

Pensando nesse sentido, o ideal é sempre construir uma reserva financeira, pois só assim a pessoa poderá ter um recurso para os momentos de emergências.

Para Pablo Guancino, diretor de Negócios da Cresol, algumas dicas são fundamentais para quem deseja fazer o famoso “pé de meia”.

Em primeiro lugar, é preciso realizar um planejamento financeiro familiar. Esta etapa proporciona uma compreensão mais precisa dos ganhos e gastos da família, o que permite entender o que sobrou ou faltou no fim de cada mês.

A partir daí, basta criar um plano para reduzir despesas ou mesmo avaliar a necessidade de renda extra a fim de atingir as metas pretendidas.

Em segundo lugar, mantenha um controle financeiro para evitar gastos além da receita. Para isso, anote todos os rendimentos e as despesas e, em seguida, estabeleça o valor a ser poupado mensalmente, colocando-o em uma conta de investimento e garantindo que o dinheiro não seja facilmente acessível.

Um terceiro ponto a ser analisado é a prioridade em sanar as dívidas pendentes. O acúmulo de juros em dívidas ativas pode prejudicar ainda mais a situação financeira. Portanto, foque em conseguir o primeiro montante da reserva para eliminar esses débitos.

Em quarto lugar, eliminar despesas supérfluas é crucial para criar uma reserva. Ou seja, ao estabelecer limites de gastos que se encaixam no orçamento, é possível manter alguns confortos sem comprometer a poupança.

No quinto lugar, estão as metas! Crie objetivos a fim de orientar o caminho da reserva financeira. Isso proporcionará inteligência e motivação para continuar poupando, mesmo em circunstâncias desfavoráveis. 

Ao estabelecer metas trimestrais, por exemplo, torna-se mais fácil acompanhar os resultados e ajustar o planejamento conforme sua necessidade.

Por fim, lembre-se de separar claramente os fundos destinados à reserva de emergência, dos valores referentes às despesas regulares, mantendo a integridade da poupança. Desta forma, você atingirá o sonho desejado e conseguirá manter uma vida financeira muito mais saudável.

“Manter o foco e a constância é primordial diante das demandas diárias. Estabelecer uma quantia viável para a reserva financeira, mesmo que seja modesta, é mais eficaz do que definir metas inatingíveis e proporciona segurança e tranquilidade. Além disso, manter o comprometimento com o plano é essencial para colher os benefícios no futuro”, conclui o executivo.