Finanças pessoais

Guia prático de construção do seu patrimônio

Se você está querendo sair da zona comum financeira que compreende trabalhar para pagar as contas, a primeira dica que tenho para você é que esta dinâmica pode ser mudada, mas ela depende de você.

Não adianta responsabilizar o governo, seu chefe, seu cônjuge, a guerra na Ucrânia, ninguém.

Prosperidade financeira é um compromisso pessoal com uma nova forma de pensar e principalmente de agir com relação às suas finanças, ela exige mudanças de hábitos, construção de objetivos e foco para correr atrás dos objetivos traçados.

E não, a construção do patrimônio não depende de ganhar muito dinheiro, mas de saber administrar o dinheiro que se ganha. Claro, que quanto mais você ganha, maior o montante que você pode reservar para a construção do seu patrimônio, mas, repito, independente de seus recursos, você pode ter uma vida mais confortável financeiramente.

Uma pessoa que guarda R$ 300,00 todos os meses durante 30 anos, ao final deste período pode ter algo em torno de um milhão de reais. Nada mal, não?

Mas, como fazer para fazer a roda da abundância girar ao seu favor? Confira as dicas de Estela Regulle – Mentora Financeira e Consultora Evolutiva:

  • Tenha claro o porquê da construção de patrimônio, se apaixone pela ideia de ter liberdade financeira e flexibilidade para fazer escolhas que te façam feliz;
  • Pagar contas é uma consequência das escolhas de vida que você faz, faça escolhas compatíveis com seus ganhos; procure gastar sempre menos do que você ganha;
  • Se concentre no que te faz feliz e não o que você faz para fazer os outros felizes;
  • Pense que seus ganhos devem obedecer a sequência ganhar, guardar e gastar.
  • Tenha seus gastos fixos todos planilhados e orçamento para seus gastos variáveis, isto é, coloque limites para o quanto você gasta por mês em cada categoria variável de sua vida, como vestuário, lazer e cuidados pessoais, por exemplo.
  • Tenha o valor que irá guardar programado e o faça assim que receber seu dinheiro. 30% das entradas financeiras é o ideal, mas, se comprometa com o possível, e não desvie da meta.
  • Procure investir em conhecimento, de acordo com a FGV, o salário de uma pessoa, aumenta cerca de 15,1% por ano a mais de estudo somado ao currículo.
  • Tenha um ano de salário investido em liquidez imediata (saque rápido), este dinheiro te dá segurança e liberdade para se movimentar em sua vida e carreira.
  • Se programe para os grandes gastos, troca de carro, viagens, casa, investindo dinheiro para otimizar ao máximo sua compra e quando fizer a compra, procure não ficar descapitalizado (sem dinheiro).
  • Abra a mente para novas formas de consumo, como as locações, por exemplo. Estas podem ser boas formas de economia;
  • Converse com sua família para que todos estejam alinhados nos mesmos objetivos financeiros;
  • Busque formas criativas de se divertir.

Uma pessoa bem resolvida financeiramente deixa de ter em sua vida um dos maiores estressores crônicos que é a escassez de recursos. Cuidar do seu patrimônio além de te garantir bons momentos e grandes conquistas, com certeza vai te dar uma vida mais tranquila e em paz e estes, eu acredito são bons motivos para começar agora.