Finanças pessoais

Confira dicas para descomplicar o envio do IR 2024

Foi dada a largada para a temporada de declaração do IR 2024 e, com ela, muitas dúvidas surgem na cabeça dos brasileiros.

Dentre alguns dos questionamentos estão itens como: as mudanças em vigor para este ano, quem está isento do tributo e como não cair na malha fina.

Para entender tudo sobre as melhores práticas de envio da declaração do IR, é preciso ficar atento, pois o período de entrega acontecerá de 15 de março a 31 de maio, devendo os contribuintes apresentarem os dados referentes ao ano de 2023.

Teto

Antes de mais nada, é preciso saber que nos anos anteriores o teto para a isenção era de R$ 1.903. No entanto, ele passou por uma atualização, na qual a faixa aumentou para R$ 2.112.

Além disso, a Receita Federal também anunciou um novo desconto simplificado mensal de R$ 528 na fonte, a fim de operacionalizar a faixa de isenção, o que fez com que o teto para que os brasileiros fiquem isentos passe a ser de R$ 2.640, equivalente ao dobro do salário mínimo de 2023, de R$ 1.320.

Vale lembrar, que as mudanças anunciadas pelo Governo Federal em janeiro visam corrigir o limite de isenção com base no novo salário mínimo. Porém, tais alterações só afetarão as declarações do ano que vem.

Quem é obrigado a declarar o IR 2024?

A regra é bastante clara para quem precisa declarar o IRPF 2024. Ou seja, contribuintes que receberam mais de R$ 28.559,70 durante todo o ano de 2023 devem entregar a declaração.

Quem movimentou valores acima de R$ 40 mil na Bolsa de Valores e quem teve rendimentos acima de R$ 40 mil isentos, não tributáveis ou tributáveis exclusivamente na fonte (indenizações trabalhistas, bolsas de estudos, etc) também precisam declarar.

Além desses, também são obrigados a dar satisfação à Receita, os cidadãos que possuem bens como imóveis, terrenos e veículos, de valores acima de R$ 300 mil, pessoas que tiverem receita bruta anual acima de R$ 142.798,50 de atividade rural e os estrangeiros que se mudaram para o Brasil em 2023 e permaneceram até 31 de dezembro.

“É essencial fazer o Imposto de Renda com antecedência e garantir que todas as informações declaradas estejam corretas, pois a Receita Federal possui mecanismos que cruzam os dados dos contribuintes”, explica Luciana Queiroz, contadora que presta serviço por meio da plataforma GetNinjas.

Segundo a especialista, organizar os documentos e não deixar tudo para a última hora é imprescindível para atingir o êxito e receber mais rapidamente a restituição.

Etapas

Em primeiro lugar, separe todos os documentos necessários, como informes de rendimento, documentos dos bens a declarar (imóveis, veículos) e documentos relacionados à atividade empresarial, se aplicável.

Em segundo lugar, separe todas as notas fiscais e comprovantes de serviços que você utilizou durante o ano, como recibos de consultas médicas, exames e despesas dos dependentes, recibo de pagamento de escola, etc.

Em seguida, tenha muita atenção aos detalhes. Ou seja, certifique-se de ter documentos que comprovem todas as informações declaradas, com o intuito de evitar complicações em uma eventual malha fina.

“Lembre-se também da importância de incluir a renda mensal do cônjuge ou dependente, se houver”, alerta Queiroz.

De acordo com o GetNinjas, dentro da plataforma é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, entre eles contador, consultor financeiro e outros que são oferecidos por milhões de profissionais cadastrados na plataforma.