Finanças pessoais

4 formas de economizar em meio a crise

Manter a saúde financeira em dia não é tarefa fácil, ainda mais para o brasileiro, que sempre trabalha, mas parece não ver a cor do seu dinheiro. Os altos juros, a inflação e outros fatores da economia dificultam a rotina dos cidadãos, porém, eles sempre buscam alternativas para tentar economizar e melhorar as finanças ao fim do mês.

Hábitos simples como detalhar gastos e abrir mão de pequenos luxos, podem ajudar a manter o orçamento em dia e evitar sufocos. Alguns aplicativos e plataformas possuem a função de alinhar o planejamento financeiro do usuário, além de outras ferramentas que servem para pesquisar preços, aproveitar promoções e conseguir vantagens exclusivas de produtos e serviços.

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), oito em cada dez famílias brasileiras estão endividadas e três em cada dez estão com contas atrasadas. O número é bastante preocupante, ainda mais pelo fato de o consumidor também ter sentido um forte impacto com a pandemia e a alta nos preços de itens como combustível e alimentos, por exemplo.

Olhando para este cenário, veja como é possível em alguns passos aliviar um pouco a carga sobre os altos custos que temos.

1º Passo – Cupom de Desconto

Utilizar cupons de desconto oferecidos pelos comerciantes é uma boa ideia quando o assunto é driblar a alta dos preços. Algumas marcas costumam firmar parcerias para fidelizar seus clientes, o que significa mais benefícios para os usuários. A Cuponeria é uma das plataformas de cupons de desconto que trabalham no Brasil. Ela se destaca na missão de ajudar a reduzir gastos no consumo. 

Dentro do app da empresa, os consumidores encontram descontos de marcas nas mais variadas categorias incluindo restaurantes, supermercados, moda, beleza e saúde.

2° Passo – Cashback

Outra maneira interessante que pode fazer a diferença é o cashback – serviço que devolve parte do dinheiro investido em uma compra. Em alguns casos é possível acumular um cupom de desconto junto de um cashback vindo de meios de pagamento, como Ame e Picpay. Dessa forma, o benefício vai sendo multiplicado e o produto passa a ter um desconto ainda mais vantajoso.

3º Passo -Promoções

Mais um ponto importante, além dos cupons de desconto, é sempre estar atento às promoções, principalmente para produtos como alimentos. A Food To Save aposta num modelo em que resgata produtos, excedentes de produção e produtos próximos da data de validade de estabelecimentos parceiros. Para os itens que estão em perfeitas condições de consumo, a empresa disponibiliza até 70% de desconto para que o consumidor final o adquira.

Atualmente já são mais de mil estabelecimentos parceiros, incluindo Rei do Mate, Dengo Chocolates, Havanna, Dídio Pizza, Starbucks, Duckbill e a tradicional padaria Bella Paulista.

4º Passo – Planejamento

Por fim, entenda que nenhuma destas estratégias será eficiente se você não tiver um bom planejamento. Quando falamos de dinheiro, o primeiro passo tem que ser a estruturação  e organização das despesas de acordo com o consumo diário, definindo prioridades e evitando gastos excessivos para que as finanças sejam melhor controladas.

(Redação – Investimentos e Notícias)