Empréstimo

Tipos de empréstimos: entenda qual o melhor para você!

A necessidade de contratar um empréstimo está batendo à sua porta, mas as opções são muitas, não é? 

Consignado, crédito pessoal, cheque especial, enfim; São inúmeras modalidades e, muitas vezes, a pressa é tanta para resolver uma pendência, investir em um negócio ou simplesmente comprar algo, que acabamos optando por um tipo de empréstimo que não é o ideal para a situação.

Para que isso não ocorra mais, vamos detalhar aqui cada modalidade e ajudá-lo a definir o tipo que atende às suas necessidades.

⚠️ Lembre-se que o ideal é não optar por empréstimos caso haja outras possibilidades, já que isso pode comprometer sua saúde financeira! Então, utilize-o como um recurso extremo e com muita responsabilidade.

Empréstimo Consignado

Uma das modalidades mais contratadas pelos brasileiros, o empréstimo consignado é popular por conta de sua praticidade. No consignado, os valores do empréstimo são debitados na folha de pagamento ou na aposentadoria de quem o contratou.

Como a instituição financeira possui garantia do pagamento, a liberação de crédito acaba sendo muito mais rápida e fácil – além disso, devido à previsibilidade, as taxas de juros são menores e as condições e prazos de pagamento também são melhores.

Outro ponto positivo do empréstimo consignado é a flexibilidade, já que o contratante não precisa justificar como o dinheiro será utilizado.

A dica de ouro aqui é fazer um bom planejamento antes da contratação! Consultar as taxas e condições, além de considerar uma parte do orçamento do mês para o pagamento que será debitado do salário, é uma ótima maneira de evitar dívidas com o efeito “bola de neve”.

Uma opção é a BxBlue, que é uma plataforma com vários bancos com taxas de juros baixas.

Crédito ou Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal também é amplamente oferecido pelos bancos e é uma das modalidades mais comuns de crédito. Aqui, também há a possibilidade de utilizar o recurso livremente sem necessidade de justificar o fim da contratação. 

A principal diferença em relação ao consignado é que como não há garantias de pagamento, as taxas de juros costumam ser um pouco maiores e a solicitação passa por análise de crédito antes da liberação.

Nossa dica é contratar com a Simplic que oferece ótimas taxas e facilidade na contratação.

Cheque Especial

Quando falamos de cheque especial, é válido lembrar que esta é uma das linhas de crédito mais caras do mercado, com juros que podem ultrapassar 8% ao mês. Somente para efeitos de comparação, a média para empréstimo consignado, por exemplo, é de cerca de 2%.

O cheque especial é disponibilizado como “limite” nas contas correntes dos bancos, portanto é preciso ter atenção na utilização desse tipo de crédito, já que os juros são extremamente altos, ok?

Dito isso, a utilização pode ser feita em casos emergenciais para valores menores e com expectativa de pagamento rápido.

Empréstimos com garantia

Nos empréstimos com garantia, como o próprio nome sugere, um bem é colocado como garantia do pagamento: pode ser um imóvel, veículo e até mesmo celular. Por conta disso, os prazos de pagamento são bem maiores e os juros costumam ser mais baixos que outras modalidades, podendo chegar a menos de 1% ao mês.

O valor a ser liberado tem base na avaliação do bem escolhido – por isso há um tempo maior de espera para liberação do dinheiro.

Um ponto de atenção bem importante é que o pagamento precisa ser feito corretamente, pois o banco pode tomar o bem dado como garantia caso o compromisso não seja honrado. Portanto, é essencial ter certeza que o pagamento das parcelas será efetivado!

Crédito Universitário

O crédito universitário é uma linha de crédito destinada aos estudantes que precisam de ajuda para arcar com os custos de um curso superior. Algumas opções que podem ser muito vantajosas são:

Parcelamento Estudantil Privado (PEP): negociado diretamente com a instituição de ensino, o PEP é uma excelente opção, pois o estudante pode parcelar até 70% do curso e pagar somente depois de formado. Contudo, há algumas restrições: as vagas são limitadas por curso, é necessário ser calouro para participar e somente cursos presenciais são elegíveis para o parcelamento. Além disso, estudantes de medicina não são cobertos pelo programa, infelizmente.

Financiamento Estudantil (FIES): Iniciativa do governo federal, o FIES é uma maneira de parcelar uma parte ou até 100% da mensalidade do curso para pagar apenas após formado. Vale ressaltar que as taxas de juros do FIES são as menores do mercado, fixadas a 6,5% ao ano.

Uma das opções de onde contratar é na Pra valer, que oferece condições com melhores taxas para contratar crédito estudantil.

Ainda, há outros tipos de financiamento estudantil que variam de banco para banco, mas que em geral possuem juros maiores e menos restrições.

Independentemente de qual modalidade você optar, lembre-se de fazer uma pesquisa ampla e simular o empréstimo com várias instituições financeiras, pois isso é de grande importância para fazer o melhor negócio e evitar pagar juros além do necessário!