Educação financeira

Aprenda a guardar dinheiro e organizar sua vida financeira

Guardar dinheiro nunca foi uma tarefa fácil, porém, sempre muito necessária. O problema é que nós, brasileiros, não temos a cultura de fazer poupança e, por isso, passamos às vezes por dificuldades financeiras.

O ideal é que tais problemas não aconteçam e que saibamos organizar e planejar nossos ganhos e gastos, pois só assim conseguimos nos equilibrar e consumir menos do que realmente recebemos de salário.

Anotar tudo o que foi pago no dia é a tarefa mais antiga e eficaz que temos. Hoje em dia contamos com o auxílio de aplicativos, planilhas eletrônicas ou até mesmo sites que disponibilizam formas de controle financeiro. Com isso, é possível ter uma visão fácil de todas as entradas e saídas, analisando os gastos e vendo se o orçamento já está estourando.

Em segundo lugar, é preciso diminuir os gastos supérfluos. Após ter uma ampla ideia de tudo o que é gasto, você também consegue ter clareza sobre o que pode diminuir no seu dia a dia. No entanto, não adianta realizar cortes drásticos, visto que isso levará a um sofrimento desnecessário.

O objetivo é diminuir os gastos aos poucos e administrar essa mudança em sua rotina, desta forma você conseguirá se adaptar com mais facilidade.

Lembre-se também que planos muito rígidos tendem ao fracasso e que o importante para uma pessoa pode não ser para outra. Portanto, siga o seu perfil de consumo e identifique o que é melhor para você. Não deixe de fazer o que gosta, mas faça menos vezes ou com alternativas que te tenham um menor custo.

Outro ponto a ser adotado é imaginar que o salário seja menor do que ele realmente é. Ou seja, assim como acontece com uma previdência privada, por exemplo, no qual é descontado um valor mensal do seu holerite, pense que você ganha menos e, assim, conseguirá gastar menos também.

No geral, procure gastar estourando 80% ou 90% do que ganha, o que já criará uma experiência de investimento. Além disso, tenha objetivos claros e atingíveis, pois você terá mais chance de conseguir sucesso em sua guarda.

Investimentos

Para quem já tem o hábito, pense em como investir seus recursos. É importante ter em mente qual o seu perfil de risco, se é conservador, agressivo ou moderado.

Caso você seja uma pessoa com mais conhecimento em investimentos, basta utilizar essa expertise para conseguir boas rentabilidades. Para quem tem pouco recurso e está começando a investir agora, títulos públicos são um bom ponto de partida. 

Além deles, há também outras opções interessantes como CDBs, LC, LCI, LCA, emitidos por bancos e financeiras de médio porte, entre outros itens de médio porte.

Por fim, os títulos públicos americanos ainda são porto seguro de muitos investidores, por conta da alta do dólar este ano, o que tornou a moeda um dos ativos que mais se valorizou no mercado.

Independente de qualquer aposta, saiba sempre que o melhor é ter um controle e uma visão clara sobre o que você tem e o que pode gastar. Somente assim você poderá melhorar sua gestão financeira e ter uma vida mais regrada com melhores perspectivas do futuro, sem o risco de passar por dificuldades financeiras.