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Black Friday: Conheça os golpes mais comuns e como se prevenir

A Black Friday é o evento mais esperado do ano para muitos consumidores realizarem a compra de produtos desejados. Desde o início do mês de novembro já é possível encontrar promoções de Black Friday, que vão ganhando força ao longo do mês. Com isso, o aumento de propagandas, seja em redes sociais, ou em outros locais, vão tomando conta da tela do consumidor. Sendo assim, a chance de clicar em algum link e cair em alguma armadilha é grande. De acordo com a AllowMe, em 2022, o prejuízo evitado com fraudes foi de quase R$ 19 milhões, representando um incremento de 5,25% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Sendo assim, nesta época do ano, a chance deste número aumentar ainda é grande, pois os consumidores estão em busca de boas oportunidades e acabam ficando mais expostos aos golpes. Ter empresas parceiras que ajudam na proteção de dados é fundamental. Com isso, empresas como a AllowMe, Asper, QI Tech, N26, CMcom e Banco Digio, alertam sobre os principais golpes virtuais que podem acontecer na Black Friday, e como se prevenir. Confira as dicas abaixo:

Phishing

Ele é muito utilizado por fraudadores, e possui a intenção de roubar dados pessoais da vítima. Basicamente, os golpistas jogam iscas, como por exemplo, preços mais baixos do que o comum, para que as pessoas caiam e tenham os seus dados roubados. “Os fraudadores induzem as pessoas, através de falsas promoções e ofertas mirabolantes em anúncios, e-mails e até mensagens, a cederem dados sensíveis, baixarem aplicativos maliciosos ou até mesmo senhas de acesso. Para evitar casos assim, deve-se suspeitar de grandes ganhos, fora do comum, além da origem das mensagens e URL dos sites em que está realizando determinada compra”, comenta Gustavo Monteiro, CEO do AllowMe, empresa que atua na proteção contra fraudes.

Boletos e promoções falsas

Esse tipo de golpe é muito comum nessa época do ano. Os golpistas se aproveitam porque as pessoas estão a procura de bons preços e mais abertos a receber e acreditar nas promoções recebidas. “Algumas vezes, elas podem vir por e-mail ou SMS disfarçado de uma propaganda de uma marca ou loja que o usuário é cliente, então ele não desconfia que pode ser falso e acaba clicando em algum link ou abrindo alguma imagem com cupom de desconto, por exemplo. Fique atento às URLs das páginas dessas promoções e jamais pague boletos desconhecidos ou suspeitos”, comenta Thiago Campos, Sales Engineer da Asper, empresa especializada em cibersegurança.

Checar confiabilidade do site

É muito importante estar atento aos sites fakes, que aumentam nesse período. O Chief Technology Officer (CTO) da Social Digital Commerce, Alexandre Assis, elencou alguns pontos importantes que o consumidor deve levar em consideração ao realizar compras online na data. “O primeiro fator que os usuários devem verificar é a denominação da URL com o item de segurança HTTPS, em que o SSL (Secure Sockets Layer) está presente. Na internet, ele é representado pelo símbolo de um cadeado ao lado da sigla. É necessário checar também se não há erros de digitação e se o site é responsivo (não apresenta falhas em seus conteúdos). O segundo ponto é localizar o selo de certificação de segurança geralmente disposto no rodapé dos sites. O terceiro fator, que para muitos pode parecer ruim, mas demonstra a credibilidade da empresa, é conferir a ‘Política de Privacidade’, em que são descritos como os dados são protegidos e utilizados pela página”, ressalta Assis. Também é possível utilizar o site ‘www.siteconfiavelcombr’ para verificar as métricas e a veracidade do site em que você deseja comprar.

Golpes do Pix e reforço da segurança no aparelho celular ou outros dispositivos

Um dos métodos mais populares para se pagar as contas e compras atualmente é o Pix, modalidade preferida dos brasileiros tanto em transações entre pessoas quanto até de pessoas para empresas. Para evitar cair em golpes em empresas fraudulentas, é importante se certificar de que a empresa que aceite esse método tenha sistemas antifraudes que visam proteger a jornada do cliente e combater as fraudes nas transações.

Mudança de preço na hora de finalizar a compra

Um outro golpe muito comum é a mudança de preço repentina na hora de finalizar a compra. No dia da Black Friday, muitas lojas onlines costumam colocar um cronômetro com contagem regressiva para que o consumidor finalize a compra logo antes que acabe o estoque, ou para que outro cliente também consiga comprar. No entanto, muitos golpistas utilizam desse fator para aplicar golpes, fazendo com que, ao gerar esse senso de urgência, muitas pessoas não olhem o preço final e eles consigam alterar o valor dos produtos para o original, sem descontos, ou até mesmo colocar fretes com valores exorbitantes. “Uma dica para não cair nesse golpe é que mesmo tendo tempo cronometrado, não se deixe levar pela ansiedade. Faça suas compras com calma, analisando a segurança e confiabilidade do site, o valor final e tire print de tudo, para que caso haja uma diferença de preço, você consiga provar que houve fraude”, explica Eduardo Prota, CEO da N26.

Fraude de bombardeamento de SMS

Nos últimos anos, a fraude de Tráfego Artificialmente Inflado (AIT), ou bombardeamento de SMS, tem se tornado um problema alarmante no setor de telecomunicações, resultando no aumento de custos e danos à reputação das empresas. A farsa consiste na colaboração entre golpistas e prestadores de serviços para criar um grande volume de mensagens advindas das empresas para números aleatórios. Isso ocorre por meio da solicitação de envios de SMS com códigos de verificação ou informações que exijam o envio de mensagens pelas empresas. Por um lado, essas companhias são obrigadas a custear uma falsa despesa pela quantidade de mensagens enviadas, gerando lucro para os golpistas, e por outro, significa o recebimento de spams pelos usuários dos dispositivos.

Para proteger os usuários contra esse tipo de fraude, a CMcom, empresa holandesa líder em comércio conversacional (ConvComm), possui uma ferramenta chamada “Safeguard: Destination Management” projetada para defender seus clientes e usuários finais contra ações de tráfego falso. “Com a Black Friday se aproximando e diversas ações de marketing sendo iniciadas para o período, precisamos estar cientes das práticas maliciosas que podem impactar os negócios de forma negativa”, destaca Ronald Bragarbyk, Regional Director LATAM da CMcom.

A importância da segurança na Black Friday

“Durante a Black Friday, é essencial que os consumidores protejam seus cartões de crédito. É recomendável verificar regularmente o extrato do cartão, monitorar atividades suspeitas e relatar imediatamente qualquer transação não autorizada ao seu banco. Além disso, os consumidores não devem fornecer informações sensíveis de seu cartão em sites não confiáveis. Certifique-se de que os sites em que for comprar possuam certificados de segurança (SSL), geralmente aquele cadeadinho que fica do lado no seu navegador padrão. Para dar mais uma camada de segurança em suas transações online, sempre utilize cartões virtuais, pois isso limita a exposição das informações do seu cartão de crédito físico”, afirma Gaspar Lins, CTO do Banco Digio.