Compras

Saiba como aproveitar a Black Friday gastando pouco

A Black Friday é uma data já consolidada para o varejo nacional, no entanto, nem sempre os consumidores encontram boas oportunidades neste período, além da necessidade de se ter atenção para não cair em golpes na Internet.

Pensando nisso, os especialistas do Buscapé prepararam dicas que ajudam a identificar as melhores ofertas e a fiscalizar os preços, garantindo aos brasileiros uma economia real no final das contas.

Confira abaixo alguma dicas:

– Em primeiro lugar, faça uma lista dos produtos desejados para acompanhar os preços durante a semana da promoção.

A pesquisa de preços é uma etapa importante para quem quer economizar, ou seja, é preciso acompanhar a variação nos sites que possuem o produto. Para isso, o consumidor pode contar com a ferramenta Buscapé, que traz o Histórico de Preços de um determinado item no período de um ano, ajudando a conferir se é uma promoção real ou se o produto já esteve mais barato em outra ocasião. O buscador ainda traz avaliações de outros clientes, ofertas e cashback.

– Em segundo lugar é necessário estabelecer um limite de gastos. Isso porque, por mais tentador que seja aproveitar todas as promoções disponíveis, é essencial entender o quanto se pode gastar na data. Inclusive, mais importante do que ter um produto novo, é manter as finanças em dia.

– Além dessas etapas, é bom lembrar que as compras on-line podem ser mais práticas e seguras do que a ida até a loja.

Embora não seja tão comum no Brasil, a Black Friday normalmente acaba enchendo os comércios nos dias de ofertas. Com isso, evitar multidões é uma ótima opção para se livrar de aborrecimentos, além de conseguir comparar preços e produtos rapidamente, com a comodidade de receber as entregas em casa.

– Outro item bastante relevante é a pesquisa sobre as lojas que você deseja comprar. Busque referências sobre as marcas para não cair em golpes ou acessar páginas não confiáveis. Plataformas como o Reclame AQUI, por exemplo, podem ajudar nesse processo. O Procon também atualiza constantemente em sua página uma lista de lojas que os consumidores devem evitar.

– Um sexto ponto a ser observado é a forma de pagamento, já que nem sempre pagar à vista é a melhor opção. É comum os comércios oferecerem de 5% a 10% para quem efetua pagamentos à vista, entretanto, com a praticidade do cartão de crédito, é possível parcelar sem juros e adequar os gastos ao seu bolso.

Mas atenção! Muito cuidado para não ultrapassar o valor possível a ser pago mensalmente, visto que o rotativo do cartão de crédito jamais deve ser utilizado para esse tipo de compra.

– Aproveitar o cartão de crédito que possua benefícios também é uma excelente maneira de conquistar mais recursos. Muitos cartões de crédito oferecem pontos e programas de recompensas, com isso, ao utilizar o cartão, a pessoa pode posteriormente obter descontos em outros produtos e ofertas.

Por fim, aproveite o “dinheiro de volta”. O famoso “cashback” é uma forma de economizar. Por isso, procure promoções que ofereçam a devolução de uma porcentagem do valor pago. 

Porém, saiba que é preciso calcular esse retorno em cima do valor total do produto, só assim você entenderá se a promoção realmente está te ajudando a economizar ou é propaganda enganosa.