Cartão de Crédito

Saiba o que fazer se seu cartão de crédito foi clonado

Um cartão de crédito clonado pode trazer grandes dores de cabeça para o consumidor. Quando uma pessoa tem seu cartão roubado ou, simplesmente, copiado por bandidos, ela se vê obrigada e enfrentar diversos processos para conseguir restabelecer o uso do benefício.

Segundo pesquisas da Federação Brasileira de Bancos, 49% dos brasileiros que utilizam cartão de débito ou crédito já foram vítimas de golpes de clonagem. Com isso, a Febrabam alerta que é preciso ter cuidado e atenção para não cair nesse tipo de golpe.

No entanto, quando o usuário já foi vítima, também é necessário saber como proceder, pois além de o cartão ainda estar sendo utilizado pelos bandidos, há detalhes sobre esse tipo de crime que poucas pessoas conhecem – embora essa prática irregular seja recorrente e afete quase metade dos usuários financeiros. 

De acordo com especialistas do mercado, é imprescindível que a pessoa saiba identificar casos em que foi vítima do golpe, já que não resolver a questão da forma correta pode trazer inúmeros prejuízos financeiros ao consumidor.

Como identificar

Em primeiro lugar é essencial identificar se você foi vítima de um golpe. Assim, vale destacar algumas das principais atenções que o dono do cartão de crédito deve ter.

– Não reconhecer a compra na fatura do cartão pode ser um alerta. Porém, muitas empresas utilizam um nome fantasia no lugar do registrado no negócio. Ou seja, tome cuidado ao analisar as compras não reconhecidas.

– Outro ponto são as compras indevidas, que ocorrem quando diversas notificações de gastos aparecem em sequência, sendo do mesmo valor ou não.

– Por fim, há também a realização de saques em locais e horários que o usuário não reconhece. Isso pode acontecer porque a maioria dos cartões de crédito liberam valores para saque, além do crédito para compras diretas na fatura.

O que fazer 

Quando identificada a clonagem, você deve entrar em contato, imediatamente, com a Central de Atendimento do cartão. Hoje em dia é bastante comum conseguir bloqueá-lo pelo próprio aplicativo do banco, mas a opção do contato via telefone ainda é bastante abordada. 

No entanto, vale lembrar que as regras variam conforme cada instituição financeira. O prazo para contestar a compra, por exemplo, pode ter diferença de um banco para outro.

Com isso, é sempre muito importante que o usuário que teve seu cartão de crédito clonado faça um boletim de ocorrência. Essa é a melhor forma de validar o processo, permitindo que, mesmo não sendo obrigatório, o documento auxilie na busca por seus direitos.