Cartão de Crédito

Saiba qual a melhor forma de usar um cartão por aproximação

Com a tecnologia avançando rapidamente, estamos cada vez mais conectados e ao mesmo tempo vulneráveis. As facilidades que o mundo da Internet possibilita ao nosso dia a dia têm trazido muitos benefícios para todos, porém, elas também acabam deixando os consumidores mais expostos aos riscos, como roubos e outros malefícios.

No caso do sistema financeiro, muitas foram as transformações aplicadas à forma com a qual as pessoas lidam com seu dinheiro. No caso dos pagamentos por aproximação, os consumidores começaram a usufruir de um serviço que traz total agilidade e facilidade ao processo de compra e venda de produtos e serviços.

No entanto, o problema desse recurso é que as pessoas ainda não sabem como se proteger dos golpes, identificando uma forma segura de realizar pagamentos simplesmente aproximando o cartão de crédito ou débito da maquininha, mas sem correr o risco de serem roubadas.

Seu cartão funciona por aproximação?

Em primeiro lugar, é importante saber que nem todos os cartões funcionam com o sistema de aproximação. Embora muitos possuam essa habilidade, alguns cartões ainda não aderiram ao novo sistema bancário, inclusive cartões tidos como de alta renda.

Com isso, para saber se seu cartão possui a função, basta acessar o aplicativo do banco, abrir a aba de cartões e ir nas configurações. Além disso, você também pode solicitar a informação via central de atendimento do cartão.

Proteção

Já em relação à segurança no uso do cartão, a única forma mais fácil de garantir que você não sofra nenhum dano, é manter a opção de aproximação desabilitada enquanto ela não estiver em uso. Ou seja, só acione o serviço quando for realizar uma compra ou pagamento.

Para isso, acesse o app do seu banco, vá novamente na aba de cartões e escolha o cartão no qual você deseja desabilitar a versão por aproximação. Em seguida, confira nas configurações do cartão se o recurso está realmente desabilitado para não ter surpresas posteriormente.

Com essas dicas, certamente você terá menos chances de enfrentar problemas com o uso do serviço de aproximação. E, lembre-se: estando tudo em ordem, a ferramenta sempre será um recurso prático e rápido para o uso durante sua rotina.