Bitcoins

Saiba como evitar armadilhas na hora de investir em criptomoedas

O mercado de criptomoedas cresceu de forma exponencial dentro do Brasil nos últimos anos. O ativo tem se difundido em diferentes setores, como o de esporte e até mesmo educação, o que fez com que o país movimentasse cerca de US$ 140 bilhões em moedas digitais entre julho de 2021 e junho de 2022, segundo dados da plataforma Chainaysis.

A tecnologia blockchain possui um grande potencial, evidenciando uma manobra importante para os negócios e as empresas que vêm se tornando cada vez mais pertencentes à web3 – considerada a nova era da internet. Com isso, o interesse por parte dos investidores em aplicar dinheiro neste mercado também tem se multiplicado.

No entanto, é importante lembrar que, por mais que as criptomoedas sejam uma forma atraente de investimento, é preciso ter cautela e estar bem informado antes de desbravar esse mundo.

De acordo com Paulo Fernando Braga, CEO da Omega Investimentos, para os iniciantes, vale a pena uma atenção detalhada às aplicações, visto que algumas pessoas têm caído em armadilhas por não tomarem medidas básicas de segurança, por exemplo.

Ele afirma que investidores inexperientes estão sempre mais sujeitos aos golpes e fraudes, mas alguns com mais expertise também correm o risco de serem enganados.

Para se ter uma ideia, a Soldius Labs apontou que, em 2022, foram realizados 15 golpes por hora envolvendo criptoativos, o que somou cerca de US$ 4,3 bilhões em moedas digitais roubadas.

Desta forma, a segurança passa a ser um fator primordial no mercado de criptomoedas, fazendo valer a máxima da precaução sobre o assunto.

Com fugir dos perigos do universo cripto.

Em primeiro lugar, antes mesmo de começar a investir, pesquise tudo o que puder sobre o tema. Os ativos digitais costumam ter altos valores iniciais para quem deseja investir. Por isso, é importantíssimo entender a reputação do ativo e da empresa ou projeto do qual ele faz parte. “Essa dica é valiosa para todos os perfis de investidores, desde os mais ousados aos mais conservadores”, indica o CEO da Omega Investimentos.

Em seguida, pense que todos os tipos de investimento trazem algum risco, e com as criptomoedas não é diferente. Se alguma moeda digital prometer um retorno extraordinário em pouco tempo, cuidado com uma possível fraude, pois os investimentos em criptomoedas são arriscados e necessitam de um olhar aguçado para que não haja grandes prejuízos. “Desconfie, inclusive, dos esquemas de pirâmide financeira”.

Outra dica valiosa é não compartilhar dados pessoais ou financeiros. Os golpistas sempre tentam obter informações privilegiadas sobre a identidade do investidor, a fim de ter acesso às contas e transações.

Por fim, mantenha seus criptoativos em carteiras seguras, como cold wallet, e não deixe grandes quantidades de moedas em exchanges que podem ser alvos de ataques cibernéticos. Além disso, utilize plataformas confiáveis e regulamentadas, que sejam conhecidas e bem avaliadas no mercado. Desta forma, o risco de fraude diminuirá drasticamente e você estará mais tranquilo com seus investimentos.