Bancos

Sicredi já pode atuar como Iniciador de Pagamento

O Sicredi, instituição financeira cooperativa e que atualmente possui mais de seis milhões de associados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, já pode atuar como Iniciador de Transação de Pagamento (ITP). A recente autorização do Banco Central permite à instituição oferecer a seus associados a opção de realizar suas transações financeiras via Pix no aplicativo do Sicredi, utilizando saldos de outros bancos. A operação é realizada pelo compartilhamento de dados autorizado pelos correntistas na estrutura do Open Finance.

O ITP é uma das etapas da fase 3 do Open Finance, que é o cruzamento de sistemas das instituições financeiras para a movimentação monetária via Pix. O novo recurso oferece mais praticidade e segurança nas transações de pagamento, uma vez que permite a transferência de dinheiro de outros bancos sem precisar abrir o aplicativo da instituição em questão. “A chegada desta nova funcionalidade está em linha com a agenda de inovação do Sicredi, que busca facilitar a vida financeira dos associados”, afirma o superintendente de Experiência do Usuário e CRM do Sicredi, Thiago Coutinho.

Para utilizar a função, o associado deve selecionar o “Open Finance” no menu do app do Sicredi; em seguida, clicar na opção “Trazer meu Dinheiro”; depois, escolher a outra instituição financeira que utilizará o saldo e definir o valor da transferência. Após essa operação, ocorrerá o direcionamento do associado ao ambiente da outra instituição financeira escolhida. Nele, o usuário deve conferir as informações e autorizar o valor a ser transferido via Pix para a sua conta no Sicredi. Esta opção está sendo gradualmente disponibilizada para os associados.

Iniciadas em 2020, as operações por meio do Pix no Sicredi têm apresentado um crescimento expressivo. Já foram registradas mais de um bilhão de transações, o que representa uma movimentação financeira de quase R$ 810 bilhões por meio da funcionalidade.