Bancos

Pix bate novo recorde e supera 100 milhões de transações em 23 horas

Sistema de transferências instantâneas do Banco Central (BC), o Pix bateu novo recorde ontem (20/12). Pela primeira vez, a modalidade superou a marca de 100 milhões de transações em 24 horas.

Somente ontem, foram feitas 104,1 milhões de transferências via Pix para usuários finais. O volume coincidiu com a data limite para o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário.

A alta demanda não comprometeu o funcionamento do Pix. Segundo o BC, os sistemas funcionaram com estabilidade ao longo de todo o dia.

O recorde anterior tinha sido registrado em 30 de novembro, com 99,4 milhões de transações em apenas um dia. Naquela data, tinha acabado o prazo de pagamento da primeira parcela do décimo terceiro.

Criado em novembro de 2020, o Pix acumula 143,3 milhões de usuários, dos quais 131,6 milhões são pessoas físicas e 11,7 milhões, pessoas jurídicas. Em setembro deste ano, o sistema superou a marca de R$ 1 trilhão movimentados por mês.

O PIX é seguro?

Segundo o Banco Central, o PIX é tão seguro quanto o TED e o DOC. No entanto, cabe às instituições financeiras garantir a segurança de seus clientes em toda e qualquer transação digital.

Qual a chave PIX mais segura?

Se você já aderiu a essa ferramenta financeira, sabe que existe a opção de cadastrar várias chaves para facilitar e agilizar as transações. Algumas delas são o CPF, o CNPJ, o número de telefone ou e-mail.

Decidir qual a mais segura vai depender de você, lembrando que o outro lado terá os seus dados a qualquer momento. Para pessoas da sua confiança não há problema em utilizar o CPF ou o número de telefone, isso até ajuda a evitar fraudes.

Para transações comerciais ou com pessoas desconhecidas, por outro lado, é aconselhado utilizar o QR Code ou a chave aleatória já disponibilizada pelo seu banco antes mesmo de cadastrar seu número de telefone ou documento..

É importante lembrar que caso você tenha conta em mais de uma instituição vai precisar distribuir suas chaves entre elas, já que uma vez cadastrada em um banco, as informações não poderão ser reutilizadas em outro.