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C6 Bank cria campanha para alertar clientes sobre segurança

O C6 Bank está com uma campanha para reforçar a segurança de seus clientes na internet. Atualmente, a instituição faz parte do consórcio internacional Cybersecurity at MIT Sloan (CAMS), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ao lado de empresas como Google, Nasdaq e Microsoft e vem aplicando no Brasil ferramentas de proteção para dificultar a ação de cibercriminosos. Confira o que o C6 Bank oferece aos seus usuários no quesito segurança.

Locais Seguros

Esta funcionalidade permite que o cliente escolha os lugares geográficos onde as informações sobre investimento podem aparecer no aplicativo. Fora desses locais cadastrados, a carteira aparecerá zerada e não será possível realizar transações. É possível cadastrar quantos endereços o cliente desejar, mas é preciso aguardar três dias para ter a validação do banco – o que também é uma medida de segurança.

Biometria facial para autorizar transações financeiras

O C6 Bank utiliza a biometria facial para autenticar transações financeiras de saída de dinheiro da conta. A solicitação ocorre em TEDs, TEFs, Pix ou pagamentos de valores. Caso um rosto diferente do dono da conta seja exibido, o app será desativado permanentemente naquele aparelho. Por utilizar um banco de dados próprio, em caso de furto ou roubo de celular desbloqueado, não será possível modificar a biometria facial associada à conta do cliente.

Biometria facial para abertura de conta 

No processo de abertura de conta, o C6 Bank solicita o cadastro do rosto do cliente, além do escaneamento do documento de identificação e o envio de dados pessoais. Com o cruzamento dessas informações, o banco confere se o cliente é ele mesmo. Caso a confirmação não aconteça automaticamente, é emitido um alerta e o processo de abertura de conta é interrompido até que a informação seja checada. Além disso, a biometria facial é acompanhada do recurso liveness (prova de vida). Com ele, é possível checar se a pessoa que está abrindo a conta, literalmente, está viva e não se trata de uma foto.

Bloqueio automático de aparelho na central de atendimento 

Em caso de roubo ou perda do aparelho celular, é possível bloquear o aplicativo do banco ao ligar para a central de atendimento da instituição (no número 3003 6116). No processo, o cliente digita seu CPF e a senha de seis dígitos que utilizava para acessar o app; em seguida é transmitida a mensagem: “caso seu celular ou cartão do C6 tenha sido perdido ou roubado, digite 5”. Ao digitar 5, o aplicativo e o cartão são bloqueados imediatamente e a ligação será direcionada para um atendente humano.

Ativação de dispositivo seguro 

Por meio de um processo chamado ativação de dispositivo seguro, o banco pede que o cliente digite a senha de acesso de seis dígitos e faça um reconhecimento facial sempre que acessar o app do banco pela primeira vez em um celular novo. Após a confirmação da identidade do usuário, é feita a instalação de um token no aparelho. Apenas com esse token instalado e verificado, é possível realizar transações financeiras.

A partir do segundo acesso, a biometria facial já não é mais necessária. Basta o cliente digitar a senha de seis dígitos e o próprio aplicativo se encarrega de verificar o token do aparelho celular.

Gestor de limite Pix em D+1 

Com esta ferramenta, o cliente consegue gerir seu limite de transferência via Pix. Caso seja solicitado um aumento do limite do valor do Pix, o banco deixa o pedido em stand by por 24 horas. Nas sextas, sábados e vésperas de feriado, o aumento ocorre apenas no próximo dia útil. Para rever o valor do Pix, o usuário deve ir até a seção “Pix” e selecionar “Meus limites Pix”.

O Banco Central tornou essa medida de segurança obrigatória para todas as instituições financeiras. O objetivo é desestimular crimes ou violência que envolvam o Pix. Com ela, o cliente pode deixar seu limite baixo para transações do dia a dia e alterar com antecedência o limite quando for fazer transações mais altas.

Bloqueio e desbloqueio de cartão no próprio app 

No caso de perda ou roubo do cartão de crédito, o cliente pode fazer o bloqueio do cartão no próprio aplicativo do banco. Basta ir até a seção “Cartões” no app e ativar o modo “bloqueado” no campo que vem logo abaixo da imagem dos cartões, ao lado do cadeado. Caso o usuário encontre ou recupere o cartão, é possível desbloqueá-lo no app. O recurso está disponível tanto para o cartão físico quanto para o cartão virtual.

Cartão virtual para compras on-line

Os clientes do C6 Bank também podem fazer suas compras on-line utilizando o cartão virtual. Seu código de segurança é atualizado periodicamente, o que impede os criminosos de conseguir os dados do cartão e utilizá-lo após esse prazo.

Para criar um cartão virtual, basta ir até a seção “Cartões” no app e tocar em “Cartão Virtual”.

Cartilha com dicas de segurança

O banco também oferece uma cartilha, acesse aqui, com dicas de prevenção e segurança na internet para a identificação de situações de risco. São informações práticas sobre proteção no uso da internet para fazer compras on-line, acesso a redes sociais e aplicativos financeiros, além de dicas sobre o que fazer em caso de vazamento de dados.