Finanças pessoais

Saiba como guardar dinheiro em 3 diferentes bancos digitais

Com o passar do tempo, as instituições financeiras deixaram de ser apenas cofres particulares para desenvolverem muito mais tarefas no dia a dia dos clientes. Os bancos, por exemplo, tiveram que se adaptar às novas necessidades de seus usuários e inovaram no cenário financeiro global, que busca constantemente identificar processos menos burocráticos e mais interessantes.

Segundo a pesquisa “Think Finance” realizada entre o Google e os institutos Quantas e Liga Pesquisa, os brasileiros apreciam muito uma boa experiência digital quando desejam escolher um banco, identificando empresas que contam com aplicativos fáceis de usar.

Pensando nisso, algumas instituições já estão criando ferramentas para reinventar também a forma de guardar dinheiro, como é o caso da N26, do Iti (fintech do Itaú) e do Nubank.

N26

No caso dos Spaces do N26, a lógica é permitir que o usuário crie sua própria conta. Ou seja, cada space é uma subconta dentro da conta principal, que visa separar e organizar o dinheiro de um jeito prático. Os clientes podem criar vários spaces, sendo um para cada finalidade: contas fixas, gastos do dia a dia, viagem e muito mais.

Além disso, para movimentar o dinheiro entre os spaces, basta segurar e arrastar o dedo entre um e outro no aplicativo.

O rendimento da conta, por sua vez, é 100% do CDI, além de o resgate poder ser feito 24h por dia, inclusive aos finais de semana. O IR fixo é de 22,5% do rendimento.

O N26 ainda conta com o cartão do space e um espaço para que a pessoa crie suas metas financeiras. Já os “loops” automatizam as transferências da conta principal para um space em um dia do mês ou da semana.

No app também é possível criar grupos de spaces pré-definidos sugeridos de acordo com recomendações de especialistas para organizar as contas. Inclusive, o dinheiro fica aplicado em Títulos Públicos, que são regulamentados pelo Banco Central e não demandam garantia do FGC.

Nubank

Já o Nubank criou uma solução chamada “Caixinhas do Nubank”. O serviço permite investir e separar o dinheiro para uma meta específica. É possível criar quantas Caixinhas a pessoa quiser.

O foco dessa ferramenta é direcionar os ganhos para diversos investimentos. Por isso, para criar uma caixinha é preciso selecionar o tipo de investimento por trás, dando ideia de prazo de resgate e liquidez.

O rendimento é variável, sendo pré-selecionado de acordo com o objetivo e perfil do cliente. O RDB Resgate Diário, por exemplo, rende 100% do CDI, enquanto os RDBs Planejados são outras opções pré-sugeridas pelo Nubank que podem render mais.

Se tratando de resgate, em nenhuma das opções o dinheiro pode ser resgatado de imediato. O mais rápido é o Resgate Diário, em que é possível resgatar até o próximo dia útil.

Os impostos também variam de acordo com a seleção do usuário. No geral, há cobrança de IOF e também de IR, que segue a tabela regressiva.

Dentre as ferramentas do banco digital, há a programação das Caixinhas, que permite ao cliente simular quanto ele precisa para atingir um valor, além de agendar transferência da conta para a caixinha em um dia escolhido no mês.

Como as caixinhas são atreladas a investimentos do tipo RDB, o Nubank oferece garantia do FGC, mantendo o dinheiro sempre seguro.

Iti – banco digital do Itaú

Por fim, o Iti – banco digital do Itaú – conta com o recurso “Minhas Metas”, serviço que ajuda os clientes a distribuir melhor o saldo e organizar as finanças, com o objetivo de atingir seus planos por meio de “cofrinhos”.

Isso significa, que o usuário pode estipular valores a serem alcançados para conquistar cada meta, customizando a página dentro do app de acordo com suas necessidades.

O dinheiro alocado nas Metas do Iti também rende 100% do CDI e pode ser retirado a qualquer momento. Além disso, assim como o N26, o Iti não cobra IOF, fazendo com que o dinheiro renda mais significativamente desde o primeiro dia. 

O  IR é fixo em 22,5% do rendimento.

Com a ferramenta, é possível criar até 5 metas no Iti. Cada uma pode ter um nome personalizado e um ícone dentre os 12 disponíveis no app. No Iti, o dinheiro também é aplicado em Títulos Públicos, com a regulamentação do BC.

Conclusão:

Em resumo, na maior parte dos casos, os Spaces do N26 podem chegar a ser mais vantajosos. No entanto, para quem pretende deixar o dinheiro por mais tempo, as Caixinhas do Nubank também são boas opções, visto que o IR é regressivo.