Finanças pessoais

Caixinhas do Nubank: entenda como elas vão funcionar

O Nubank anunciou há pouco tempo seu novo serviço chamado de “Caixinhas”. Segundo o banco digital, elas permitem que o usuário separe seu dinheiro em pastas para conseguir direcionar o valor desejado para cada objetivo.

A nova ferramenta serve para guardar valores de forma organizada e de uma maneira personalizada de acordo com o perfil do cliente. Desta forma, ao criar suas caixinhas, a pessoa separa suas prioridades de outros itens menos importantes, deixando o dinheiro render normalmente conforme o banco já trabalha.

O usuário poderá receber seu salário e destinar um valor para a sua Caixinha chamada “reserva de emergência”, por exemplo, assim como qualquer outra pasta que ele queira criar.

O Nubank indica que objetivos como “comprar carro”, “férias 2023”, entre outros, poderão ser os mais utilizados por seus usuários, sendo que a ideia do banco é facilitar a separação do dinheiro que a pessoa pretende guardar do que ela utiliza no dia a dia. Ou seja, isso fará com que o usuário visualize mais claramente os valores existentes em cada caixa criada.

Entenda como as caixinhas funcionarão

O Nubank anunciou alguns nomes que servirão de sugestão, tais como “reforma da casa” e “fazer uma viagem”. No entanto, o primeiro passo é saber que a pessoa poderá colocar o nome que desejar em suas caixinhas, além de também poder criar quantas pastas ela quiser. Para isso, basta escolher o nome e uma foto para identificá-las.

De acordo com a instituição, inicialmente serão 5 caixinhas básicas dentro do app do banco:

  • Reserva de emergência;
  • Reformar a casa;
  • Focar na carreira;
  • Meu sonho de consumo;
  • Fazer uma viagem.

Vale lembrar, que quando você atingir seu objetivo em relação àquela caixinha específica, poderá resgatar o dinheiro e deletá-la do aplicativo.

Rendimento do dinheiro

O Nubank informou que o dinheiro guardado nesta ferramenta renderá da mesma forma que hoje acontece com a conta bancária tradicional. Todas elas terão possibilidades de rendimento pré-selecionados, conforme o seu objetivo e perfil.

Os rendimentos se tornarão maiores que o CDI ao longo do tempo e o Nubank indica dois produtos financeiros inicialmente: O RDB do Nubank e o Fundo Reserva Imediata.

Esses tipos de investimentos possuem baixo risco e alta liquidez. Ou seja, você conseguirá resgatar o dinheiro quando desejar, tendo o valor disponível em sua conta em até um dia útil.

(Redação – Investimentos e Notícias)