A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) anunciou uma nova ferramenta que promete facilitar a vida dos investidores na hora dos cálculos. A chamada Calculadora do Investidor serve para qualquer cidadão, até mesmo para quem não tem familiaridade alguma ou dificuldades com matemática financeira.
Segundo a instituição, o recurso tem o intuito de facilitar e agilizar o processo de contas, universalizando a real compreensão da vida financeira da pessoa. Ou seja, com o aplicativo, será possível realizar cálculos simples e rápidos para simulações de aposentadoria, financiamentos, empréstimos, fluxos de caixa e muito mais.
A novidade terá funções que somam diretamente alguns benefícios, conforme abaixo:
- Orçamento familiar: cálculo de receita x despesa, com possibilidade de separar por tipos de gastos.
- Somatórias: cálculo que permite separar, por exemplo, conta de restaurante por pessoa e considerar os 10% de cada uma.
- Simulador de financiamentos: Price (curto e médio prazo, como a compra de um carro ou empréstimos bancários) e SAC (longo prazo, como a compra de uma casa).
- Simulador de aposentadoria e renda perpétua.
- Cálculo para variáveis financeiras em regime de juros compostos.
- Cálculo para taxa interna de retorno (TIR) e valor presente líquido (VPL).
Empreendedores
Além dessas tarefas, há também outras funções disponíveis para cálculos de fluxo de caixa e fluxo de caixa descontado.
Segundo Thiago Salinas, analista da Superintendência de Proteção e Orientação ao Investidor da CVM, isto é fundamental para quem está iniciando seu primeiro negócio, pois “a função de fluxo de caixa será muito valiosa para pequenos e médios empreendedores que estiverem começando”.
Vale lembrar que, em 2021, a CVM firmou o compromisso de oferecer educação financeira a 500 mil professores, o que atingirá cerca de 25 milhões de alunos. Além disso, o serviço também será direcionado aos beneficiários do Auxílio Brasil, podendo chegar a 45 milhões de brasileiros.
A partir desse propósito, o órgão desenvolveu a Calculadora, projetada para o uso cotidiano e escolar.
“Será um pilar para os desafios educacionais que temos pela frente – entre eles, o Curso de Matemática Financeira para Professores, no âmbito do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Educação [MEC]”, explicou Salinas.
Quem quiser conferir a nova ferramenta, basta baixar o app, que não precisa de internet para funcionar, visto que uma vez instalado, ele poderá ser utilizado mesmo em sistema offline.