Educação financeira

Solicitação da aposentadoria para 2023 tem novas regras

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou novas regras para quem pretende se aposentar em 2023. Segundo o órgão, os trabalhadores que desejam dar entrada em suas aposentadorias, devem se atentar ao passo a passo necessário, pois desde a Reforma da Previdência – que aconteceu no ano de 2019 – os trabalhadores que estavam próximos de se aposentar foram surpreendidos com algumas mudanças que acabaram adiando seus processos.

Em primeiro lugar, houve um aumento da idade mínima para se aposentar e ampliação do tempo de contribuição. Essas foram as mudanças mais importantes aplicadas ao sistema do INSS.

Além disso, quando a Reforma entrou em vigor, as pessoas que estavam prestes a se aposentar, tiveram que entrar nas regras de transição determinadas pelo governo. Tais normas foram implantadas para que as mudanças não atingissem de forma brusca esse grupo específico de trabalhadores.

Contudo, é preciso entender quais serão os novos requisitos para a aposentadoria a partir do próximo ano. Veja se essas mudanças se enquadram em sua situação e saiba como prosseguir com o pedido junto ao Instituto.

Aposentadoria por idade

Em relação à idade, para os homens que desejam se aposentar em 2023, é preciso ter 65 anos de idade e ter contribuído com o INSS por, no mínimo, 15 anos. Já para as mulheres, a idade exigida será de 62 anos e a contribuição com o órgão também deve ser de, pelo menos, 15 anos.

Idade mínima progressiva

Nessa regra o objetivo é aumentar a idade mínima a cada ano até atingir um determinado patamar. Ou seja, para 2023, os homens que pretendem se aposentar pela idade mínima progressiva devem ter 63 anos e ter contribuído com o INSS por, pelo menos, 35 anos. No caso das mulheres, são necessários 58 anos e, ao menos, 30 anos de contribuição.

Pontuação

Neste caso, o trabalhador deve atingir uma quantidade mínima de pontos para conseguir a aposentadoria. A meta para os homens em 2023 será de 100 pontos, enquanto que para as mulheres será de 90 pontos. Esse número é a soma da idade com os anos de contribuição ao INSS.

Vale lembrar, que em todos os casos, o importante é observar as mudanças mais radicais enfrentadas pelos trabalhadores.

A aposentadoria é algo esperada por todos os cidadãos brasileiros e um sonho que pareceu ser interrompido para muitos desde a mudança aplicada com a Reforma da Previdência. Todavia, basta somar seu tempo de trabalho e conseguir se manter ativo no INSS para que, mesmo parecendo difícil, o trabalhador consiga se aposentar normalmente.