Ter um cartão de crédito pode representar uma grande facilidade para muitos consumidores. No entanto, é preciso entender como ele trabalha e quais benefícios traz para o seu dia a dia, já que são muitas as nuances aplicadas a essa ferramenta.
Em relação ao limite do cartão, há pessoas que não sabem como ele é composto, tampouco ajustado para mais ou para menos. Porém, a explicação é simples: quando precisamos realizar uma compra e usamos o cartão de crédito, nós ainda não gastamos nosso dinheiro. Ou seja, o valor é pago pela empresa que emite o cartão, sendo o montante cobrado posteriormente em formato de fatura – na data de vencimento que escolhemos quando adquirimos o serviço.
O limite, por sua vez, é o valor máximo de crédito que a instituição detentora daquele cartão disponibiliza para seus usuários, possibilitando que eles utilizem o valor total de uma só vez ou aos poucos, conforme queira. Isso significa, que em um limite de R$ 1 mil, por exemplo, a pessoa só pode fazer compras no cartão desde que elas estejam dentro desse limite estipulado.
Vale lembrar, que o limite é calculado e liberado com base em análises de dados dos cidadãos, que levam em conta as condições financeiras de cada pessoa. É nesse momento que a financeira identifica tudo o que o usuário ganha para saber se é possível dar crédito a ele.
Além disso, também é feita uma varredura nas contas do consumidor, para saber se ele está honrando suas dívidas. Caso o trabalhador possua cartão de crédito, a instituição também analisa se as faturas são pagas sem atrasos, se há negociações, entre outros fatores.
Tudo isso é feito para evitar que surja endividamento e, consequentemente, a perda do limite do cartão.
É bom saber ainda que, no geral, sempre é aprovado um limite mais baixo, pois mesmo após a análise financeira, o banco precisa saber qual será o comportamento da pessoa.
Aumento de limite do cartão de crédito
Para aumentar o limite de seu cartão de crédito, siga alguns passos que podem te ajudar a conquistar mais autonomia com a conquista deste serviço:
- Não tenha pendências financeiras;
- Priorize o pagamento em dia de todas as suas contas, inclusive de faturas de outros cartões;
- Tenha controle financeiro do seu dinheiro para não gastar acima do que ganha;
- Concentre todas as suas compras no cartão de crédito para ter histórico de bom pagador e, ainda, acumular pontos e milhas;
- Tenha uma boa movimentação financeira;
- Tenha um bom relacionamento com seu banco;
- Aumente o seu score de crédito, acompanhando seu histórico na Serasa e no Cadastro Positivo;
- Mantenha sua renda atualizada;
- E, opte por receber seu salário pelo banco emissor do seu cartão.
(Redação – Investimentos e Notícias)