O iti, banco digital grátis do Itaú Unibanco, anuncia o lançamento do primeiro cartão brasileiro feito com plástico 100% reciclado. A ação é resultado de uma parceria com a Idemia, empresa responsável pela emissão de cartões de pagamento. A partir de agora, todos os novos cartões emitidos pelo banco serão confeccionados com plástico 100% reciclado, sem custo para o cliente. O novo cartão manterá os atributos de acessibilidade visual já presentes nas versões físicas dos outros cartões do banco digital, como a escrita em braille e o recorte lateral para identificar o lado que deve ser inserido nas maquininhas.
Com isso, a instituição financeira reforça sua estratégia ESG, sigla para Environmental, Social and Corporate e que trata das boas práticas que as empresas podem aplicar no cuidado com o meio ambiente e com as pessoas; e também na transparência e gestão. Esse passo insere o banco digital dentro dos Compromissos de Impacto Positivo da instituição, que conta com metas específicas para redução de impacto ambiental e foco na ecoeficiência até 2030.
O cartão com plástico 100% reciclado do iti resulta na redução de resíduos e de emissão de gases de efeito estufa, além de economia de energia e água. Segundo a Idemia, a iniciativa reduz em até 46% a emissão de CO2, além de gerar economias de 46% na energia e 75% na água utilizadas em todo o processo de confecção do cartão, quando comparado com o feito de plástico comum.
“A novidade está relacionada à preocupação que temos com questões relevantes na sociedade. Já temos uma forte agenda de inclusão financeira e de diversidade. Agora, ao sermos a primeira instituição financeira a utilizar apenas plástico reciclado em um cartão, aceleramos nossas iniciativas em prol do meio ambiente”, afirma o diretor do iti Itaú, João Araújo.
(Redação – Investimentos e Notícias)