Seguro

Saiba qual a diferença entre endosso e alteração de seguro

Os diversos tipos de seguro fazem com que muitas pessoas se confundam na hora de interpretar os termos relacionados a eles. Entender o que é indenização, apólice, beneficiário, titular, endosso de seguro, entre outros nomes, pode facilitar a vida de quem está interessado em adquirir esse tipo de bem.

Esses termos normalmente causam mesmo confusão, porém, a palavra que mais gera dúvida é a chamada “endosso”, que simplesmente significa uma retificação contratual. Ou seja, no caso do seguro, uma alteração ou correção na apólice.

A “Apólice” ou “Certificado”, por sua vez, nada mais é que o contrato de um seguro. Nele, estão especificadas todas as informações necessárias para esclarecer as condições de pagamento da indenização e garantias daquele seguro específico.

Veja também: Melhor seguro de vida

Endosso de seguro

O endosso de Seguro de Vida, por exemplo, tem como objetivo de alterar algum dado no contrato, permitindo que ele assegure e mantenha uma apólice atualizada, garantindo a transparência da comunicação entre as partes.

Normalmente ele diz respeito às alterações feitas em apólices coletivas, nas quais existe um contrato. Já nas apólices individuais, o contrato é a própria proposta, e para realizar alterações basta atualizar as informações junto à seguradora, sem a necessidade de emitir um endosso, neste caso.

A mudança de endereço do segurado pode ser um exemplo de alteração contratual, visto que é necessário que a seguradora saiba onde a pessoa efetivamente mora.

Embora pareça algo sem muita importância, é bom lembrar que qualquer dado errado na proposta acaba impedindo que o segurado tenha direito à cobertura do seguro, criando um grande transtorno na hora em que um problema surge.

Como alterar dados cadastrais

No caso de apólice de seguro individual, basta entrar em contato com a seguradora, por meio dos canais de atendimento ao cliente, e solicitar a mudança. No entanto, se a alteração for em uma apólice coletiva, será preciso fazer o chamado endosso.

Para quem deseja fazer um seguro de vida, é preciso saber que a comunicação é algo fundamental para que os envolvidos estejam cientes das coberturas, dos valores da indenização e demais pontos da proposta. A mesma lógica se aplica às alterações de informações do seguro em grupo.

Com isso, é válido de tempos em tempos revisar a apólice de seguros, avaliando se o documento ainda faz jus à sua vida atual.

Vale lembrar, que o endosso de seguro é registrado na Susep, que é o órgão de fiscalização governamental.

Custo de alteração do seguro

Normalmente, a seguradora não cobra para fazer alterações no seguro, sem o risco de o segurado ter maiores complicações. Essas mudanças só acarretam custos quando elas mudam os valores pagos em indenização ou cobertura.

Alterar ou fazer um novo seguro

Quando o caso é de maior intensidade, no qual apenas algumas alterações não são o suficiente – já que geram mudança na cobertura contratada – é preciso emitir um novo contrato.

Isso ocorre com o sinistro, termo usado no mercado de seguros para identificar perdas ou danos. Neste caso, se a pessoa precisar ampliar a cobertura do seu seguro de vida, dificilmente conseguirá fazê-la por meio de uma alteração, sendo necessário realizar uma nova contratação. Sendo assim, faça uma outra apólice onde conste a cobertura correta de seu estado, para que você fique realmente protegido.

Outro ponto importantíssimo é jamais omitir informações da sua seguradora. Em casos mais graves, isso pode ser considerado tentativa de fraude.