Seguro

Conheça o seguro prestamista e saiba como solicitar

Existem diversos tipos de seguros disponíveis no mercado e que contemplam as mais variadas causas. Dentre eles, está o chamado seguro prestamista – um tipo de serviço para quem deseja proteger-se financeiramente em caso de imprevistos.

O fato é que esse seguro é pouco conhecido entre os brasileiros, e a não familiaridade sobre o assunto é devido à pouca divulgação dos bancos e instituições que oferecem o serviço.

O seguro prestamista serve para proteger a pessoa em situações de imprevistos financeiros como desemprego, invalidez ou morte, por exemplo. O produto pode ser adquirido juntamente com um empréstimo ou financiamento e garante o pagamento das parcelas em caso de incapacidade de pagamento do segurado.

Ou seja, desde que os riscos estejam cobertos pela apólice, a pessoa pode ficar despreocupada, pois caso se torne inadimplente, o seguro cobre as parcelas da dívida em aberto.

O funcionamento do serviço é simples: Se alguém contrata um empréstimo pessoal e perde o emprego antes de quitar todas as parcelas, o seguro garante a quitação do restante das parcelas.

Quem contrata

A ferramenta é normalmente contratada por pessoas que adquirem financiamentos ou têm empréstimos consignados ou pessoais. Além desses, usuários de cartões de crédito e cheque especial também acabam adquirindo o serviço.

Outro público bastante interessado são os participantes de consórcios ou que possuem carnês.

Os bancos normalmente são os responsáveis por oferecer esse tipo de seguro. A Caixa, por exemplo, disponibiliza o recurso para quem contrata um financiamento ou várias outras linhas de crédito, como: Crédito Consignado; Crédito Pessoal; CDC; Construcard; Crédito Rural; Microcrédito e outros.

Principais coberturas

O seguro prestamista oferece cobertura para diversas situações. Algumas das principais incluem:

  • Morte natural ou acidental
  • Perda de renda em caso de desemprego
  • Perda de renda em caso de doença ou incapacidade física
  • Invalidez total por acidente

O período de vigência do seguro prestamista segue geralmente o mesmo do contrato de empréstimo ou financiamento. No entanto, em casos de modalidades que não estejam vinculadas a um financiamento, o período pode ser anual.

Como resgatar

Quem entra no resgate do seguro deve analisar as condições estabelecidas na apólice. Os beneficiários devem manter contato com a seguradora e apresentar a documentação necessária para solicitar o valor devido.

É importante lembrar que as condições de resgate podem variar de acordo com as cláusulas do contrato. Por isso, é fundamental ler atentamente todas as informações antes de contratá-lo.

Já em relação ao valor do seguro prestamista há variação dependendo do valor do empréstimo, perfil do segurado, idade e tipo de cobertura. Em suma, o montante é calculado como uma porcentagem do valor da dívida, variando de 0,5% a 2% ao mês.

Por isso, lembre-se de pesquisar e comparar as opções de cobertura e preços oferecidos pelas diferentes seguradoras e bancos.