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Itaú Unibanco tem lucro de R$ 7,7 bilhões no 2T22

O Itaú Unibanco registrou resultado recorrente gerencial de R$ 7,7 bilhões no segundo trimestre de 2022, alta de 17,4% em relação ao mesmo período do ano anterior e retorno recorrente sobre o patrimônio líquido médio anualizado de 20,8%. Entre os fatores que mais influenciaram os resultados está o aumento da margem financeira com clientes, impactado positivamente pelo crescimento da carteira de crédito e pela mudança de mix, com crescimento relativo de produtos com melhores spreads.

O custo do crédito totalizou R$ 7,5 bilhões no segundo trimestre de 2022, alta de 60,6% quando comparado ao mesmo trimestre do ano passado. Esse aumento ocorreu principalmente pelo crescimento de 61,7% na despesa de provisão para créditos de liquidação duvidosa (PDD), em razão da expansão contínua da carteira de crédito de varejo ao longo do período, da maior originação em produtos de crédito ao consumo e sem garantias e do aumento da carteira em atraso.

A carteira de crédito total do Itaú Unibanco cresceu 19,3% ante o segundo trimestre de 2021, atingindo R$ 1.084,1 bilhões em junho de 2022. Na carteira de pessoas físicas, o aumento está relacionado aos volumes de linhas de cartão de crédito (43,1%) e crédito imobiliário (35,3%), na comparação com o mesmo período de 2021. A carteira de micro, pequenas e médias empresas cresceu 22,8% ante o segundo trimestre de 2021, e a de grandes empresas aumentou 18,9% no mesmo período.

As receitas de serviços e seguros cresceram 11,2% no segundo trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021, impulsionadas pela expansão das receitas com cartões, tanto em emissão quanto em adquirência, e pelo aumento de prêmios ganhos de seguros.

As despesas não decorrentes de juros alcançaram R$ 13,3 bilhões no segundo trimestre de 2022, com aumento de 6,0% em relação ao mesmo período do anterior, enquanto a inflação acumulada foi de 11,9% (IPCA). O programa de eficiência do banco tem contribuído de forma decisiva para essa performance. Nesse sentido, o índice de eficiência (acumulado nos últimos 12 meses) melhorou 4,2 pontos percentuais em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, refletindo ganhos de produtividade por meio do contínuo investimento em tecnologia e atingindo o menor patamar da série histórica.

Os canais digitais seguem ampliando sua participação no share de transações e contratações de produtos e serviços pelos clientes. Neste trimestre, 68,7% das contratações de produtos por pessoas físicas foram realizadas digitalmente.

Reforçando a estratégia de ecossistema de investimentos, anunciamos a aquisição de participação no capital da Avenue Holding Cayman Ltd., o que nos permitirá expandir o acesso ao mercado de investimentos no exterior e à funcionalidade de abertura de conta internacional. Cabe destacar que a transação está sujeita a aprovações pelas autoridades regulatórias competentes.

Como parte da evolução da estratégia ESG, atingimos 56% do compromisso de contribuir com R$ 400 bilhões até 2025 para negócios que promovam uma economia sustentável e cada vez mais verde e inclusiva. De agosto de 2019 a junho de 2022, o banco direcionou R$ 224 bilhões em recursos para concessão de crédito para setores de impacto positivo, oferta de produtos ESG para o varejo e estruturação de operações de mercado com selo ESG, como debêntures verdes e ESG bonds.

(Redação – Investimentos e Notícias)