Mercado Imobiliário

Studios são boas opções para quem quer investimentos imobiliários

O público que trabalha com investimentos imobiliários está sempre antenado no que acontece dentro do setor de imóveis. O momento agora, inclusive, está para um ativo que tem chamado a atenção pelo ótimo custo-benefício, bom retorno e oportunidade de gerar renda passiva: o apartamento Studio.

Prova disso é o crescente número de lançamentos realizados pelas construtoras, como no caso da Trisul, que apresentou 10 empreendimentos dessa modalidade de edifícios somente em 2021.

Os apartamentos são compactos, com média de 20 a 45m² e não possuem paredes, em sua maioria. Eles possuem um quarto, banheiro, sala e uma cozinha, todos trabalhados em conceito aberto, trazendo mais integração aos espaços.

Vale lembrar, que o investimento em imóveis continua sendo uma ótima opção para proteger e valorizar o patrimônio. Isso porque, o ativo é tido como um dos mais seguros no âmbito das aplicações.

“Com a mudança no estilo de vida, os hábitos da população têm se alterado muito: famílias menores, às vezes de apenas dois membros, rotina corrida e escolhas de consumos mais conscientes em relação à sustentabilidade. Nesse cenário, o Studio surge como alternativa de moradia por se encaixar às essas novas necessidades”, afirma Lucas Araujo, diretor de Marketing e Inteligência de Mercado da Trisul.

No entanto, também é importante observar algumas características desse tipo de oferta, visto que uma cartada errada pode trazer diversos prejuízos no longo prazo.

Como fazer um bom negócio

O primeiro ponto a ser observado é sobre o perfil de quem busca esse tipo de imóvel para alugar. Geralmente são jovens, casais sem filhos e pessoas que viajam aos grandes centros por período determinado de tempo (aluguéis por temporada).

Além deles, há também empresas que alugam espaços para seus funcionários, universitários, casais que moram no interior e precisam de local de apoio, entre outros.

O segundo ponto importante é a localização. Ou seja, apenas olhando para o perfil do público já é possível saber que a localização tem que ser estratégica, com fácil acesso a comércios, serviços e transporte público.

O terceiro ponto, por sua vez, está ligado à manutenção – que naturalmente passa a ser mais econômica – já que é aplicada em espaços menores. Além disso, apartamentos Studio também oferecem construções modernas, que detêm tecnologia para evitar problemas com reparos.

As pessoas também precisam observar no momento da compra todos os custos como IPTU, energia e água para otimizar ainda mais o investimento.

E vamos ainda mais para frente: para Araujo, “além de tudo isso, quanto mais diferenciais o edifício oferecer mais rentável será e mais valorizará ao longo do tempo. Com muitas construtoras oferecendo empreendimentos Studio, é importante que seu capital não esteja empregado em algo que se tornará uma ‘commoditie’”.

Conhecendo todos esses itens, certamente seu caminho na busca por um bom investimento será finalizado com ótimas opções e retorno financeiro garantido.