A maior conquista da maioria das pessoas é conseguir comprar um imóvel próprio. Esse sonho é esperado principalmente por quem paga aluguel ou deseja ter um futuro mais estável. No entanto, chegar neste feito não é tarefa fácil, pois dependemos de uma série de questões para atingir o objetivo tão esperado.
Estar com o nome limpo é um dos principais pontos na hora de tentar financiar um imóvel. Isso porque, para quem possui restrições em órgãos de proteção ao crédito, a tentativa pode vir a ser em vão, já que o nome “sujo” dificulta a aprovação de crédito dentro das instituições, especialmente ao se tratar de um financiamento imobiliário.
Porém, embora desafiadores, há caminhos que são possíveis para quem pretende adquirir um imóvel, mesmo estando com o nome negativado.
O que é necessário?
Em primeiro lugar, para conseguir obter um financiamento imobiliário, normalmente a pessoa tem que recorrer aos bancos e instituições financeiras, que disponibilizam crédito para a aquisição do bem. Com isso, o imóvel, por sua vez, fica como garantia de pagamento (hipoteca), caso o cliente deixe de pagar as parcelas do financiamento.
Entretanto, mesmo com o nome sujo, o usuário também consegue realizar o financiamento, embora as opções sejam mais restritas e possam envolver taxas de juros maiores.
Tudo parte das instituições que oferecem crédito especialmente destinado a pessoas com restrições no nome. Por elas considerarem o risco mais elevado de inadimplência, as análises são feitas de forma mais adequada e de acordo com cada perfil de cliente.
Vale lembrar que é fundamental pesquisar e comparar as condições oferecidas por diferentes empresas antes de você assinar uma liberação de crédito, tendo em vista que é necessário entender qual opção é mais vantajosa para o seu caso.
Simulação de imóvel
Para dar início ao processo, é preciso simular o valor que deseja financiar. Para isso, contate o banco ou instituição e informe-se sobre as condições como renda, taxas de juros, prazos de pagamento, etc.
Em seguida, a instituição fará a análise de suas informações financeiras para verificar a viabilidade do financiamento, passando, logo após, a também avaliar o imóvel escolhido.
Caso seu financiamento avance de etapa, o imóvel será avaliado pela instituição para garantir que está tudo em conformidade. Depois disso, com tudo aprovado, você poderá finalmente assinar o contrato com o banco.
O último passo é o registro do imóvel, realizado em cartório para que todos os documentos fiquem devidamente formalizados.
Planejamento financeiro
É importante também ter atenção em todo o processo, dispondo de um planejamento financeiro sólido, pois sem uma preparação adequada, as chances de ter dificuldades durante o processo de pagamento do financiamento são altas, o que, consequentemente, resultará em uma possível perda do imóvel.
Porém, saiba que, embora comprar uma casa ou apartamento com o nome restrito possa exigir maiores esforços, esse objetivo é definitivamente possível para todos.