Economia

Saiba como funciona o FGTS Digital

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício muito importante para todos os trabalhadores brasileiros com registro em carteira. O dinheiro é um direito garantido por lei e visa respaldar o trabalhador no momento que ele deixa de prestar serviços para uma empresa.

Com a era digital dominando todos os processos no mundo, a modalidade do FGTS não poderia tomar outro rumo senão o da digitalização também, o que representa um marco significativo na evolução das relações trabalhistas no país.

Prometendo uma melhoria para empregados e empregadores, o governo anunciou que a implementação da ferramenta está prevista já para a competência de março de 2024, na qual o sistema passará a funcionar modernizando a gestão do benefício e trazendo mais eficiência e transparência para todos.

“Desde a sua criação em 1966, o FGTS tem servido como uma proteção financeira para os trabalhadores brasileiros em diversos momentos da vida. Entretanto, ao longo dos anos, tornou-se evidente a necessidade de uma reformulação para adequar o sistema às demandas contemporâneas por rapidez e transparência”, afirma André Charone, contador e diretor do escritório Belconta – Belém Contabilidade.

Nesse contexto, Charone destaca que o FGTS Digital chega para eliminar burocracias e melhorar o cumprimento das obrigações relativas ao Fundo de Garantia por parte dos empregadores.

Transformações para empresas

A novidade traz mudanças significativas nas rotinas empresariais, sendo o principal item a obrigatoriedade do uso da guia FGTS Digital (GFD).

“As empresas devem se atualizar sobre as novas normativas e se adaptar tecnologicamente para atender às exigências do perfil digital, garantindo assim a conformidade e a eficiência nos processos”, orienta o executivo.

Já para os trabalhadores, o novo sistema promete maior clareza e acesso facilitado aos fundos, permitindo que a pessoa consiga acompanhar mais facilmente as contribuições realizadas pelos empregadores.

FGTS Digital integrado com eSocial

Um outro ponto crucial do FGTS Digital é sua integração com o eSocial, um sistema que unifica a prestação de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Com ele, será possível transmitir os dados das empresas ao governo de forma muito mais ágil. Além disso, a plataforma aproveita as informações consolidadas no eSocial para garantir que os dados dos trabalhadores estejam atualizados.

Vale lembrar, que a transição para o FGTS Digital exige uma mudança de paradigma dentro das organizações. Isso porque, será necessário manter o ambiente sempre atualizado e com profissionais capacitados para as funções de RH.

A implementação do recurso é uma etapa decisiva na modernização do trabalho com carteira assinada. Com a devida preparação e adaptação, o serviço tem tudo para ser bem-sucedido, marcando uma nova era na gestão de benefícios trabalhistas.