Economia

Evite os golpes em compras on-line no Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados está chegando e muitos brasileiros esperam por uma boa oportunidade de presentear seus pares. A data é uma das mais populares no Brasil, além de também ser uma das mais rentáveis para o comércio nacional.

Segundo uma pesquisa da Ebit Nielsen, a projeção para este ano é que haja um lucro de cerca de R$ 2,5 bilhões, o que significa uma alta de 30% a 60% na receita em diversos setores.

No campo do e-commerce, muitos consumidores costumam recorrer às compras digitais para conseguir obter o que desejam. E, de acordo com Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a estimativa de faturamento do e-commerce para 2024 é de R$ 205,11 bilhões.

Com o crescimento nesse setor, aumentam também as tentativas de ataques cibernéticos e os riscos dos golpes virtuais são muito grandes. No entanto, realizar compras on-line não precisa ser motivo de insegurança para os usuários, já que basta se prevenir para que esses ataques não aconteçam.

“Cuidados básicos, como verificar a autenticidade da loja e se, portanto, o site é seguro, elimina o risco de golpe”, afirma Julio Duram, Chief Technology Officer (CTO) da CertiSign.

Phishing 

O primeiro cuidado é com os dados pescados. Os ataques de phishing acontecem por meio do envio de promoções. Ou seja, a isca é enviada por e-mail, WhatsApp ou SMS para o cliente, chamando a atenção pelo senso de urgência e preços imperdíveis.

Quando o usuário clica na mensagem, ele é direcionado a cópias de sites famosos e, na ânsia de aproveitar a promoção, acaba tendo os dados roubados. 

A dica neste caso é evitar clicar em links de promoções, principalmente aqueles que são encurtados, impossibilitando verificar o endereço de direcionamento. Além disso, se atente aos erros no remetente, na digitação do texto e no domínio, no caso, de e-mail. Procure conferir a oferta diretamente no site da loja conhecida, sem clicar no link suspeito.

Autenticidade do site

Outro ponto importante é observar se o site é autêntico e seguro. Essa validação ocorre por meio da presença do certificado SSL, que identifica a loja e proporciona proteção contra o roubo de dados.

Um site seguro sempre apresenta um cadeado na barra do navegador, a letra “S” no HTTP, ficando HTTPS, e o selo de segurança, que geralmente é fixado no rodapé da página. Com isso, ao observar esses sinais, clique no cadeado ou no selo e verifique as informações. Se o SSL estiver em nome do site em questão, a loja é autêntica. 

Reputação das lojas

Lembre-se ainda, de buscar informações sobre a reputação da loja na qual você deseja efetuar a compra. Ferramentas que informam sobre atrasos na entrega e problemas de e-commerce, podem ajudá-lo a decidir por aquela empresa na Internet.

Proteja seus dados

Em quarto lugar, procure proteger seus dados pessoais e financeiros evitando compartilhá-los com links suspeitos ou por meio de mensagens não verificadas. Utilize portais que respeitam a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Pós-venda

Após finalizar a compra, monitore os prazos e e-mails de confirmação. Caso haja um aumento no volume de vendas da empresa, os prazos podem se estender. Então, certifique-se de que a entrega será feita a tempo.

Conheça seus direitos

Por fim, aprenda a conhecer seus direitos para saber quando e onde recorrer em caso de problemas nas compras on-line. O consumidor tem direito de arrependimento e devolução do produto em até 7 dias corridos, ou troca em 30 dias. Não perca esses prazos e registre todas as informações fornecidas por meio dos canais oficiais da loja.