Economia

Confiança Empresarial sobe 1,4 ponto em junho

  • Nenhum comentário

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) do FGV IBRE subiu 1,4 ponto em junho, para 98,8 pontos, maior nível desde outubro do ano passado (100,4 pts.). Com o resultado, o indicador registra um crescimento acumulado de 7,0 pontos no segundo trimestre de 2022, após recuar 8,2 pontos nos dois trimestres anteriores.

“A confiança empresarial avança pelo quarto mês seguido, aproximando-se do nível neutro dos 100 pontos e sinalizando continuidade da fase de crescimento da atividade. Ao contrário dos meses anteriores, em que o Setor de Serviços vinha puxando as altas do ICE, desta vez os demais setores deram uma contribuição mais expressiva para a evolução do indicador. As expectativas empresariais são neutras em relação ao próximo trimestre mas apresentam um viés ligeiramente pessimista nos no horizonte de seis meses, um sinal de que o setor produtivo projeta uma desaceleração da atividade ao longo do segundo semestre”, avalia Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Estatísticas do FGV IBRE.

A alta da confiança empresarial foi novamente determinada por uma melhora tanto das avaliações sobre a situação atual quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. O Índice de Situação Atual Empresarial (ISA-E) subiu 1,9 ponto, para 100,0 pontos, maior nível desde agosto de 2021 (100,5 pontos). O Índice de Expectativas (IE-E) subiu 1,6 ponto, para 99,7 pontos, maior nível desde outubro do ano passado (100,3 pts.).

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) consolida os índices de confiança dos quatro setores cobertos pelas Sondagens Empresariais produzidas pela FGV IBRE: Indústria, Serviços, Comércio e Construção.

A confiança subiu em todos os setores que integram o ICE, em junho, com destaque para a melhora das avaliações sobre a situação presente. Apenas no Setor de Serviços, a contribuição para a alta foi mais expressiva pelo componente de expectativas futuras. A maior alta da confiança setorial no mês veio do Comércio, com forte melhora nas avaliações correntes. Apesar da evolução favorável em todos os setores, apenas a confiança da Indústria alcança a faixa de neutralidade no fim do primeiro semestre do ano.

Difusão da Confiança

A confiança empresarial subiu em 63% dos 49 segmentos integrantes do ICE em junho, uma disseminação maior que os 61% do mês passado. O Comércio manteve a alta da confiança em todos os seis segmentos, e Indústria e Construção registraram melhora em relação a maio. Serviços foi o único destaque negativo do mês, com apenas 38% dos segmentos apresentando alta da confiança, uma redução frente ao resultado do mês anterior.

(Redação – Investimentos e Notícias)