Economia

Boletos passarão a ser compensados no mesmo dia, diz Febraban

O setor financeiro anunciou uma novidade que promete agradar os brasileiros. A partir de agora, o boleto bancário ganhará mais agilidade em seu processamento, passando a ser compensado no mesmo dia.

O serviço é um dos meios mais usados para pagamentos de contas de consumo no dia a dia. E, com o novo formato, os recebedores poderão ter o dinheiro ainda mais rápido no caixa.

A novidade passa a valer a partir do próximo dia 15 de março, sendo que parte da liquidação interbancária da cobrança do documento será feita no mesmo dia do pagamento, ou seja, o famoso D+0. A outra parte continuará com sua liquidação ocorrendo no prazo D+1, que corresponde a um dia útil.

Funcionamento

O projeto de modernização realizado pelos bancos visa agilizar as transferências de valores referente aos boletos e engloba 136 instituições. Com isso, quando o cliente pagar o documento até às 13h30, o cobrador poderá receber o dinheiro no mesmo dia, dependendo do contrato que ele tenha com o seu banco. Caso o pagamento ocorra após às 16h30, a liquidação ocorrerá no dia seguinte.

Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), é importante ressaltar que nada mudará para o pagador do boleto. Ou seja, a atualização valerá apenas para o credor do documento, que receberá o valor mais rapidamente.  

“A mudança trará mais agilidade para o cobrador, e irá beneficiar muito o comércio. No caso do e-commerce, por exemplo, vemos também vantagens para os compradores, que poderão ter o processo de entrega de mercadorias feito com mais rapidez”, avalia Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

Modalidade

O boleto é uma função muito presente na vida de todos os brasileiros. Isso porque, é por meio dele que são feitos os pagamentos de escolas, academias, condomínios, planos de saúde, consórcios, financiamentos, cartões de crédito e cobrança entre empresas.

De acordo com os dados da Febraban, só no ano passado foram 4,2 bilhões de documentos transacionados, totalizando R$ 5,8 trilhões.

A estimativa atual é que cerca de 57% dos boletos possam ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seguirão no prazo D+1. Além disso, assim que a função estiver totalmente implantada, o trabalho do setor será de iniciar estudos para trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0.

Para quem não se lembra, em 2017, o sistema de cobrança já havia ganhado uma atualização, na qual os documentos passaram a ter impressos alguns dados exigidos pelo Banco Central, como CPF ou CNPJ do emissor, data de vencimento, valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador. Outra grande novidade foi a possibilidade de pagar boletos vencidos em qualquer banco.

Vale lembrar também, que qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer uma cobrança por meio de boletos bancários, bastando ter uma conta bancária e contratar o serviço.