A ideia de trabalhar sem sair de casa vem ganhando cada vez mais adeptos e tornando o mundo mais antenado no bom e conhecido “home office”. Segundo um estudo feito pela Fundação Instituto de Administração (FIA), 46% das empresas já se adaptaram ao modelo, o que tem importado mais qualidade de vida para todos os colaboradores das companhias em questão.
Com esse processo, a perda de horas no trânsito ou no transporte público lotado passou a ser algo do passado. As pessoas conseguem usar essas horas, antes perdidas no trânsito, para outros benefícios, como cuidar da saúde e dos filhos, por exemplo. Isso trouxe até uma produtividade maior, gerando bons rendimentos para as empresas que decidiram aderir ao sistema.
No entanto, além das próprias companhias, tem quem precise de uma renda extra ou mesmo encontra-se desempregado. Há também quem deseja empreender, mas prefere seguir com o trabalho de casa. Para esse aspecto, existem muitas atividades que podem caber dentro da sua rotina. Confira:
Fixo: em primeiro lugar, há a opção de trabalhos fixos nos quais o empregador permite ao empregado a função 100% remota.
Freelancer: a possibilidade de se tornar freelancer é outra vertente interessante, já que é possível ministrar cursos online ou também atuar com vendas pela internet.
Consultorias e aulas: dar aulas de música ou matérias escolares é outra forma de exercer o trabalho home office tranquilamente.
Beleza: se dedicar ao setor de beleza é hoje uma das grandes escolhas das pessoas. É possível criar um ateliê de unhas ou cabelo.
Passos importantes
É necessário, antes de mais nada, entender o seu objetivo. Ou seja, se a ideia é “não ter chefe” e trabalhar totalmente por conta própria, um trabalho fixo com horário determinado não será uma boa opção.
Outro ponto que precisa de total clareza é se você pretende ter um trabalho fixo ou deseja apenas uma renda extra em casa. Neste caso, também pode-se somar os dois, fazendo um formal e um informal.
Principais cuidados
Vale lembrar, que não basta apenas ter uma ideia e começar a colocá-la em prática. É extremamente preciso ser determinado e organizado, investir no projeto, ter atenção a tudo, ter um planejamento financeiro correto, entre outros atributos.
Isso porque, quando se exerce alguma atividade de casa, muitas distrações surgem ao longo do dia e esse é o principal item a ser levado em consideração. Aqui, o foco precisa ser total, pois só assim o dinheiro chegará até você.
É imprescindível que a pessoa saiba separar os trabalhos domésticos do trabalho da empresa para que o sonho de empreender saia do papel. Além disso, também tenha cuidado com a gestão financeira, já que quem trabalha como autônomo costuma ter renda variável. Cuide de perto do dinheiro para não se endividar.
Tipos de trabalho
Vendas – Para quem gosta do ambiente de vendas, anunciar itens que não utiliza mais pode ser um começo. Sites como Mercado Livre, OLX e Enjoei permitem que objetos usados sejam comercializados entre pessoas físicas. Quem gostar da experiência pode dar um próximo passo e começar a vender itens novos também por essas plataformas.
Afiliação – Afiliar-se a sites de produtos digitais é praticamente fazer parte de uma equipe de vendas que comercializa uma série de produtos. Para isso, basta fazer um treinamento e aprender estratégias de marketing digital. No Youtube é possível encontrar vários profissionais que ensinam as melhores estratégias de forma gratuita.
Entre os melhores sites para esse segmento estão Hotmart, Eduzz e Monetizze. Você também pode trabalhar como revendedor da Serasa, com indicações de Certificados Digitais da Serasa Experian.
Artesanato – Já para o ramo do artesanato ou costura, a especialização deve ser levada em consideração. Atualmente, a demanda por serviços de roupa sob medida ou consertos está aumentando com a onda do consumo consciente. Com isso, escolha como e com o que quer trabalhar sem sair de casa.
Itens de crochê, como toalhas de mesa, sapatinhos para bebê e bolsas, por exemplo, sempre fazem sucesso no meio das mulheres.
Alimentos – Agora, lembre-se: não existe nada mais procurado no mundo do que comida e cozinhar para fora pode ser a chave para o seu sucesso. Dentro de sua própria casa você consegue oferecer diversos tipos de alimentos, sejam marmitas saudáveis ou marmitex comum, doces e bolos para festas, entre muitos outros itens.
O fato é que esse tipo de trabalho é mais fácil de ser desenvolvido, tendo em vista que não há a necessidade de grandes investimentos. Além disso, para quem é chef de cozinha, uma formação na área pode ajudar na carreira.
Revenda de produtos – As famosas marcas Avon, Natura, Boticário e Tupperware são algumas das empresas que empregam milhares de pessoas no sistema trabalho autônomo. As antigas revistinhas ainda são boas oportunidades para quem deseja ganhar dinheiro em casa. Para ser uma revendedora não precisa ter experiência, basta conhecer os produtos.
Freelancer – Por fim, existem vários sites especializados em trabalhos temporários para freelancers. O 99 Freelas e o Workana são dois dos mais conhecidos. Porém, além deles, você ainda pode oferecer seus serviços a outras plataformas como VintePila, Crowd e Fiverr. Nesta última plataforma é possível vender serviços de digitação, tradução, transcrição, designer, redação e descrição de produtos.